Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA

por . publicado 12/06/2017 18h45, última modificação 10/01/2020 11h31

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão com atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes no IFMG, sendo responsável pela condução do processo de autoavaliação. O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado pela Lei federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil.

O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior, juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

A Comissão Própria de Avaliação tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação do Instituto, em todas as suas modalidades de ação, com o objetivo de fornecer informações sobre o desenvolvimento da Instituição e acompanhar as ações implementadas para a melhoria de qualidade do ensino e do seu comportamento social.