Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Automação (I)
conteúdo

Técnico em Automação (I)

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 16/06/2023 13h05
Mecânica Turno: Integral
Duração: 3 anos
Vagas: 72 vagas anuais
Ingresso: Processo Seletivo e transferências
 

Apresentação

O curso tem como objetivo geral propiciar ao aluno a formação em técnico em Automação Industrial, na forma de oferta integrada ao ensino médio, ampliando sua capacidade de ação e reflexão crítica sobre o mundo em que vive, por meio da formação profissional em uma perspectiva cidadã, criando condições para o ingresso no mundo do trabalho e/ou para a continuidade dos estudos.
 

Perfil Profissional

O técnico em Automação Industrial formado pelo IFMG - Campus Ouro Preto será dotado de uma formação humana geral e de uma formação profissional que lhe possibilite a construção de uma visão crítica da sociedade, espírito criativo e empreendedor, capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação.

O curso Técnico de Automação Industrial propõe a formação de um técnico com as seguintes competências:

Gerais:

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o eixo tecnológico Controle e Processos Industriais compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange também ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços. Tal eixo envolve também a proposição, implantação, intervenção direta ou indireta em processos, além do controle e avaliação das múltiplas variáveis encontradas no segmento produtivo. Outros traços marcantes deste eixo são a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica. (2008, p.35).

Específicas:

  • Capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
  • Capacidade de atuar em equipes de manutenção, instalação, projeto e inspeção de equipamentos pneumáticos, eletromecânicos, mecânicos, eletroeletrônicos, vinculados à automação industrial;
  • Inspecionar materiais, processos, componentes;
  • Simular o funcionamento de processos controlados para avaliar resultados;
  • Efetuar serviços de montagem e instalação de instrumentos;
  • Efetuar manutenção em sistemas baseados em microcomputadores e microcontroladores.
  • Atuar na execução de projetos de instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais.
 

Mercado de Trabalho

O técnico em Automação Industrial atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza também a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais, além de programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Dentro dessa perspectiva, o técnico em Automação Industrial pode desempenhar atividades diversas, dentre as quais: atuar na manutenção, instalação, projeto e inspeção de equipamentos pneumáticos, eletromecânicos, mecânicos, eletroeletrônicos, vinculados à automação industrial; inspecionar materiais, processos, componentes; simular o funcionamento de processos controlados para avaliar resultados; efetuar serviços de montagem e instalação de instrumentos; efetuar manutenção em sistemas baseados em microcomputadores e microcontroladores.

 

Informações Gerais

Denominação do Curso: Curso Técnico em Automação Industrial 
Ato Autorizativo: Não possui 
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais 
Modalidade oferecida: Integrado
Título acadêmico conferido: Técnico em Automação Industrial 
Modalidade de ensino: Presencial 
Regime de Matrícula: Anual por série 
Tempo de Integralização: Mínimo de 3 anos e máximo de 6 anos 
Total de Vagas Anuais: 72 vagas
Turno de Funcionamento: Integral 
Carga Horária Total das Disciplinas Básicas:  
Carga Horária Total das Disciplinas de Formação Específica: 1.211 horas 
Carga Horária Total do Curso: 3.340 horas 
Endereço do Curso: Rua Pandiá Calógeras, 898 – Bauxita – Ouro Preto – MG 
Forma de ingresso: o acesso ao curso ocorrerá mediante processo seletivo, conforme previsto em Edital Público, bem como por processo de transferência interna ou externa. 
Coordenador de Curso/Titulação/E-mail: Ricardo Sérgio Prado / Doutor em Engenharia Elétrica / ricardo.prado@ifmg.edu.br

Documentos