Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Ouro Preto destacam-se em Olimpíadas de Matemática

Alunos do Campus Ouro Preto destacam-se em Olimpíadas de Matemática

por Tatiana Toledo publicado: 14/12/2018 11h29, última modificação: 14/12/2018 18h06

Alunos do Campus Ouro Preto alcançaram ótimos resultados, mais uma vez, na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP) e marcaram presença, também, na 1ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).

O aluno Gabriel de Oliveira, que está no segundo ano do curso técnico integrado em Automação, conquistou medalha de prata na OBMEP e melhorou sua colocação em relação à edição de 2017, quando levou a medalha de bronze. Para se preparar para as provas, além das aulas no IFMG, ele utiliza principalmente o material disponibilizado pela própria competição. Neste ano, ele participou também da primeira edição da Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), recebendo menção honrosa. A competição é direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior, do ensino técnico de nível médio compatível. A fase final foi realizada em outubro, na cidade de Muzambinho (MG).

Já a estudante Luana Camille Silva, do curso técnico integrado em Edificações, conquistou medalha de bronze na OBMEP deste ano. Ela participa desde 2014, já foi medalhista em outra edição e acredita que o ensino do Campus contribui para os bons resultados obtidos. “Conhecendo medalhistas de lugares e realidades diferentes, é muito visível que o ensino da matemática - e a importância dada a ela - nos IFs em geral é melhor do que em outras escolas. Eu duvido que eu, estando no primeiro ano e no nível 3, que é o mais difícil, teria conseguido sem ter essa base”, conta. Para ela, a Olimpíada representa muito mais que uma medalha: “Por eu estar no primeiro ano e competindo com pessoas com muito mais bagagem que eu e por menos medalhas que os outros níveis, o fato de eu ter conseguido uma medalha já é muito importante, porque a premiação em si é só o começo. A partir disso, você pode fazer o Programa de Iniciação Científica (PIC) ou o Programa Mentores, que é meu caso, além da bolsa em dinheiro, que ajuda muito. A longo prazo, na faculdade, tem a bolsa TIM e o PICme. Fora as pessoas que você conhece e as experiências que isso traz”.

Outros estudantes do Campus foram premiados nas competições e receberam menção honrosa na OBMEP e na OMIF. Confira a classificação final:

OBMEP:

Medalha de Bronze:

Luana Camille Evangelista Silva

Medalha de Prata:

Gabriel Souza de Oliveira

Menções honrosas:

Bernardo Félix Ferraz Custódio

Ester Silva Almeida

Fabiane Aparecida Santana Oliveira

Júnior Jesus Gomes de Freitas

Karolaine Maria da Silva

Lucas José Nunes Martins

Paloma de Souza Natividade

Paulo Vítor de Castro Magalhães Corrêa

OMIF:

Certificado de participação:

Ester Silva Almeida

Menção honrosa:

Gabriel Souza de Oliveira

Automação

Os professores da área de Matemática parabenizam todos os alunos premiados.

registrado em: