Você está aqui: Página Inicial > Menu > Acesso à Informação
conteúdo

Missão, Visão, Valores e Histórico

Missão

"Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional".

Visão

"Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade".

Valores

"Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas".

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) foi criado pela Lei n°11.892 em 29 de dezembro de 2008 a partir da incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos CEFETs de Ouro Preto e Bambuí e das UNEDs de Formiga e Congonhas. Atualmente, o IFMG é constituído por 18 campi  e 1 Polo de Inovação localizados em diferentes regiões do estado de Minas Gerais.

Você sabia que a história do IFMG Campus Avançado Piumhi começou bem antes da criação dos Institutos Federais?

Venha fazer uma viagem pela história da nossa instituição!

Em 27 de abril de 2004, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Piumhi e o CEFET Bambuí, foi criada a Unidade Fora de Sede de Piumhi. A criação desse espaço foi ao encontro dos anseios da comunidade local de ter acesso a cursos técnicos de qualidade que pudessem promover a profissionalização dos estudantes da região

                           Fachada UFS.jpg

Foto da fachada do prédio da Unidade Fora de Sede, onde atualmente funciona a Secretaria de Saúde do Município de Piumhi-MG

Fonte: Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

Nesse sentido, começaram a ser ofertados pela unidade os cursos técnicos em Informática, Gestão Comercial, Turismo, Comércio (PROEJA), Gerência em Saúde e Eventos. No ano de 2013, a oferta dos cursos foi encerrada.

No entanto, a motivação para continuar a oferta de cursos profissionalizantes na região recebeu o apoio de uma figura visionária que mudaria radicalmente o cenário da Educação da cidade de Piumhi. No dia 14 de novembro de 2012, o empresário piumhiense Otacílio Gonçalves Tomé, conhecido como Tatá Tomé, formalizou a doação do prédio onde até então funcionava as atividades do Centro Educacional do Alto São Francisco de Piumhi (CEASF) ao IFMG. Tal ato de generosidade possibilitou a implantação do atual Campus Avançado Piumhi. 

Tatá tomé campus.png

Foto de Tatá Tomé em frente ao atual IFMG Campus Avançado Piumhi

Fonte: Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

No dia 10 de junho de 2014, através da Portaria n° 505 publicada no Diário Oficial da União, posteriormente, retificada pela Portaria n°1.074 de 30 de dezembro de 2014, o IFMG Campus Avançado Piumhi foi autorizado para funcionamento, sendo inaugurado no dia 26 de junho de 2014. Inicialmente, foram ofertados os cursos Superior Bacharelado em Engenharia Civil e Técnico Subsequente em Edificações. Posteriormente, em 2019, o campus começou a receber os primeiros estudantes do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.

 Inauguração IFMG Piumhi.png

Foto da inauguração do IFMG Campus Avançado Piumhi

Fonte: Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

Atualmente o IFMG Campus Avançado Piumhi conta com seis salas de aula, biblioteca com mais de 4.300 títulos, auditório com capacidade para 200 pessoas, estúdio para atividades EaD, espaço de inovação, cantina e laboratórios de instalações elétricas, matemática, desenho técnico, geotécnica, materiais de construção e práticas construtivas, informática, hidraúlica e saneamento, química e ciências naturais, topografia e geoprocessamento. 

Estátua Tatá Tome.jpg

Foto da estátua do piumhiense Tatá Tomé localizada no campus

Fonte:Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

 Foto aérea IFMG.jpg

Foto aérea do IFMG Campus Avançado Piumhi

Fonte: Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

 

Foto aérea de locação do IFMG Campus Avançado Piumhi

Fonte: Arquivo IFMG Campus Avançado Piumhi

 

Clique aqui e conheça os servidores do Campus Piumhi

 

Diretores do campus:

 

2014 - 2015

Pedagoga (Licenciatura e Supervisão Escolar) pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2006). Pós-Graduada em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental pela Universidade Internacional Sgnorelli - RJ (2009). Pós- Graduada em Psicopedagogia Clínica e Empresarial pela Universidade Católica de Brasília UCB - DF (2012). Mestra em Educação, área de concentração: Formação de Professores, área de interesse: Teoria Crítica da Sociedade (2018). Possui experiência enquanto docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Experiência em Gestão escolar nas áreas: Supervisão, Coordenação de Ensino, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, Direção Geral.

 

 

 2015 - 2016

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é docente do IFMG Governador Valadares. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, com ênfase em Gerência de Riscos.

 

 

 2016 - 2019

Administradora de Empresas pela UNA-BH (2018). Graduada em Turismo pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2001). Mestra em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2011). Pós-graduada em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004). Docente do quadro efetivo do IFMG Bambuí, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão empresarial, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão de Vendas, Responsabilidade social, Empreendedorismo, Sistema familiar e Trabalho remunerado, Turismo.

 

 

 2020 - atual

Engenheiro Civil (2008) e Mestre em Construção Civil (2014) pela UFMG. Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2010), em Licenciamento Ambiental pela PUC-MG (2009) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Em 2020 assumiu a direção do IFMG Piumhi, onde, desde 2014, desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de já ter exercido, em 2014-2015, o cargo de Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atuou como responsável pelo desenvolvimento de projetos, fiscalização de obras, reformas e manutenção das edificações e da infraestrutura do IFMG Bambuí; atuou como Engenheiro de Projetos na Vale quando coordenou o desenvolvimento de projetos no Brasil, em países da África e na Austrália; atuou no projeto Minas-Rio da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro - MG.

 

 

Clique aqui para conhecer a história do IFMG.