Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5º Edição do simulado ENADE da Engenharia Civil

5º Edição do simulado ENADE da Engenharia Civil

Neste ano de 2019, os estudantes “entrantes” e “concluintes” do curso de Engenharia Civil do IFMG Piumhi participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Desde 2017, semestralmente, ocorre um simulado da respectiva prova para avaliar o rendimento dos discentes e permitir ao grupo docente um feedback sobre o que está sendo absorvido pelos alunos através dos conteúdos programáticos das disciplinas contidas na grade.

No dia 15 de junho de 2019, às 9h da manhã, cerca de 130 estudantes participaram da quinta edição do simulado ENADE. A prova teve duração de três horas e continha trinta questões, sendo quatorze das áreas básicas e dezesseis da área específica.

Alguns estudantes pesquisados comentaram que esta foi a versão mais difícil entre as cinco já aplicadas. Os dados comprovam que a média de acertos ficou abaixo da metade, com 13 questões, equivalentes a 43,3% da prova. A maior participação foi da turma 2015.1, com 30 estudantes. De modo geral, o rendimento foi proporcional à data de início no curso; ou seja, considerando as médias obtidas por turma, as matrículas mais antigas no curso tiveram maiores notas. As médias gerais, as maiores notas e a quantidade de participantes (por turma) foram:

Turmas

23

20

12

O aluno Caio Justino Silva, do décimo período, obteve o melhor rendimento da prova (76,6%). Depois dele, destacaram-se os alunos do oitavo período: Araquém Júnio Gomide Oliveira (com 73,3%), Bianca Silva Rezende (com 66,6%) e Lucas Nogueira Miele (com 66,6%).

De acordo com o Núcleo Docente estruturante (NDE), a novidade desta edição é que, como forma de incentivo e retribuição pelo rendimento obtido, os discentes participantes receberão até cinco pontos em todas as médias finais das disciplinas que estão cursando. O cálculo é feito por simples regra de três, com arredondamento na primeira casa decimal. Isso quer dizer que, para cada 6 questões corretas no simulado, um ponto será acrescido na média do aluno. Os estudantes citados anteriormente, por exemplo, devem receber de cada professor (em cada uma das disciplinas matriculadas relativas a este semestre) respectivamente 3,8; 3,7 e 3,3 pontos.

O gabarito da 5ª edição do simulado ENADE do IFMG – Campus Avançado Piumhi pode ser acessado aqui. O caderno de questões pode ser acessado aqui.

A nota obtida na versão oficial do ENADE, que será realizado no dia 24 de novembro de 2019 (domingo) influenciará na avaliação e na nota do curso, que tem conceito 4 desde março deste ano.