Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de servidores para atuar na elaboração do curso “Pré-IFMG”

Aberta seleção de servidores para atuar na elaboração do curso “Pré-IFMG”

Edital complementar define regras de elaboração do material que vai constituir curso na modalidade EaD para estudantes que desejarem ingressar no ensino técnico. Inscrições abertas até 30 de agosto.

Estão abertas as inscrições para os servidores que desejam participar da elaboração do “Pré-IFMG” virtual. O projeto é fruto de uma parceria entre as Pró-reitorias de Extensão e de Ensino e tem o propósito de ofertar gratuitamente um curso preparatório para o ingresso de candidatos no IFMG. Os estudantes interessados terão acesso a diversos conteúdos relacionados aos processos seletivos. Os materiais elaborados vão constituir um curso na modalidade EaD, utilizando o conceito de Massive Open Online Courses (Mooc) ou Cursos Online Abertos, e serão disponibilizados na plataforma +IFMG.

edital nº 42/2020, publicado no SUAP nesta semana, complementa o edital 28/2020, disponível aos interessados desde 1º de julho. Serão selecionados 18 servidores, que receberão o valor total de R$ 3.300,00. As bolsas serão distribuídas da seguinte forma: três para graduados em Língua Portuguesa, três para graduados em Matemática, outras seis para a área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), e mais seis para Ciências Humanas (Geografia, Filosofia, História e Sociologia).

O candidato deve ser obrigatoriamente servidor do IFMG, independente da carreira (docente ou TAE), mas é preciso ter formação na área. Os bolsistas participarão das comissões que serão responsáveis pela seleção de conteúdos do processo seletivo. Eles deverão elaborar os materiais didáticos do curso preparatório, respeitando as seguintes características: conter atividades compatíveis com o ensino a distância; ser auto explicativo, de modo que o aluno se desenvolva com autonomia, mesmo sem o tutor; possuir fluxo contínuo, permitindo a gestão do tempo pelo próprio cursista; ser construído no ambiente da plataforma +IFMG.

Além disso, o material didático deverá ser composto por projeto pedagógico do curso, apostilas no modelo definido pela Proex, videoaulas e configuração da sala virtual no Moodle. O curso Pré-IFMG corresponderá a uma carga horária total de 240 horas, além de quatro simulados. Todo o conteúdo produzido ficará sujeito a detalhada revisão e sugestão de melhorias pelas Pró-reitorias de Extensão e de Ensino.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de agosto por meio de submissão de propostas no SUAP, no módulo Extensão. É preciso preencher os dados e o barema de avaliação, conforme orientações do edital. O resultado preliminar dos selecionados está previsto para o dia 7 de setembro, já o resultado final, após prazo de recursos, deve sair no dia 11. Eventuais alterações do cronograma e das regras da seleção serão publicadas na página da Proex, no site institucional. Acesse os editais nos links abaixo:

Edital nº 42/2020 - inscrições até 30/08/2020

Edital nº 28/2020

Acesso ao SUAP

Leia mais: Proex inicia preparação para oferta do curso 'Pré-IFMG' na modalidade EaD