Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do Campus Avançado Piumhi apresentam pesquisa em evento do CEFET-MG
conteúdo

Notícias

Alunas do Campus Avançado Piumhi apresentam pesquisa em evento do CEFET-MG

Entre os dias 22 e 26 de agosto, em Belo Horizonte-MG, o Departamento de Ciências Sociais e Filosofa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) organizou a terceira edição de sua Semana Acadêmica de Ciências Sociais e Filosofia.

Como uma das atrações da programação, os inscritos puderam prestigiar o primeiro seminário “A Sociologia e a Filosofia na Educação Profissional”, voltado também para a comunidade externa. Este seminário contou com apresentações de trabalhos e relatos de experiências, além de uma sessão em defesa da educação profissional integrada e de qualidade no Brasil.

Na ocasião, o Campus Avançado Piumhi foi representado pelas alunas Fernanda Aparecida Costa Santos, Lavínia Apolyane Costa e Mariana Lara de Oliveira, do Bacharelado em Engenharia Civil. As alunas, que integram o projeto de iniciação científica “Flores em Canteiros: a inserção de mulheres na construção civil – análise de espaços formativos do IFMG”, coordenado pela Prof.ª Mônica do Nascimento Barros, puderam apresentar o relato de experiência intitulado “Flores em Canteiros: relações de gênero e formação profissional na construção civil – breve experiência sociológica”, produto desta pesquisa, que se encontra em andamento.

O resumo do trabalho apresentado pelas pesquisadoras foi publicado no caderno de resumos do evento. O seminário ainda possibilitou o contato das alunas do Campus Avançado Piumhi com grupos que desenvolvem trabalhos semelhantes, favorecendo, desta forma, a troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias.

Nesse sentido, após a apresentação, as alunas também realizaram uma visita às dependências do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST), que apresenta, como objetivos, a investigação das mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, além do desenvolvimento e da disponibilização de cursos de capacitação profissional, focados nos trabalhadores do setor de Construção Civil, tradicional porta de entrada no mercado de trabalho de profissionais com baixa escolaridade.

As alunas destacaram a importância da visita técnica e da participação no evento, no sentido de possibilitar-lhes o vínculo da pesquisa em desenvolvimento com o meio profissional. O Campus Avançado Piumhi parabeniza as pesquisadoras, Fernanda, Lavínia e Mariana, e a coordenadora do projeto, Prof.ª Mônica Barros, desejando-lhes que cada vez mais possam lhes ser proporcionadas trocas de experiências estimulantes e enriquecedoras como esta. 

 

*Texto adaptado do relatório apresentado pelas pesquisadoras.