Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro

Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro

No dia 20 de novembro de 2023, data que remete a morte do Zumbi dos Palmares, símbolo histórico da resistência e combate à escravidão no Brasil, é também celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta significativa data, o IFMG Campus Avançado Piumhi promoveu atividades integrativas, envolvendo estudantes e a comunidade local.

As atividades tiveram início às 13 horas, com uma apresentação realizada pela estudante Rhubia Rodrigues Alves, do 3º ano do curso Técnico em Edificações Integrado do Curso Técnico em Edificações Integrado. Durante essa exposição, obras artísticas do talentoso artista Geison Geraldo (GG) foram destacadas. A programação ganhou continuidade com a participação do grupo “Batalha dos

Hall 1

Olimpianos”, cuja rimas artísticas expressaram sentimentos distintos em cada um, abordando questionamentos pessoais e as batalhas diárias enfrentadas pelos negros e negras na sociedade contemporânea, ainda permeada por um preconceito velado.

Seguindo o cronograma de atividades, a Associação de Capoeira Arte e Liberdade de Piumhi encheu o hall do campus com musicalidade e expressões artísticas. A capoeira, uma manifestação cultural afro-brasileira completa, compreende elementos de arte-marciais, esporte, cultura popular, dança e música, sendo acessível para todas as idades.  Sua origem remonta às lutas dos africanos e seus descendentes contra a exploração e escravidão durante o período colonial.

Batalha dos Olimpianos      Capoeira

Capoeira 2  Batalha dos Olimpianos 2  Pérola