Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo: prova de redação on-line será realizada dia 12

Processo Seletivo: prova de redação on-line será realizada dia 12

Etapa é específica para os candidatos que ser inscreveram para cursos superiores dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista que terão seleção por análise de desempenho escolar.

Será realizada no próximo domingo, dia 12 de dezembro, como parte do processo seletivo do IFMG, a redação on-line, específica para os cursos superiores que farão admissão de estudantes por meio de análise de desempenho escolar. A prova que estará disponível em um sistema de avaliação a que os candidatos inscritos terão acesso pela internet, conforme instruções detalhadas no edital 66/2021.

No dia 12, entre as 9h e 23h59, o candidato deverá acessar a página oficial do processo seletivo no endereço www.ifmg.edu.br, entrar na Área do Candidato de cursos superiores, por meio de login e senha cadastrados, e consultar o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) com os dados e as orientações para acesso ao sistema da prova de redação on-line passo-a-passo. Feito o login, o sistema começará a contar o tempo de 1h30 para conclusão da redação. O tempo total de prova será indicado em cronômetro localizado no ambiente de realização. As condições dos equipamentos e da conexão com a internet, conforme item 3.7 do edital, bem como o conhecimento e a habilidade para acesso ao sistema, são de responsabilidade do candidato.

Cada candidato terá 1h30 para fazer a redação e poderá acessar o sistema a qualquer momento entre 9h e 23h59 do dia 12/12. Importante ressaltar que, uma vez iniciada a prova, o tempo será contado de forma ininterrupta e o sistema encerrará automaticamente quando completar 1h30 de acesso, salvando a resposta redigida pelo candidato. Assim como em uma prova presencial, não é possível interromper a contagem de tempo para pausas como ida ao banheiro, tomar água e outras situações.

O tema da redação on-line será de ordem social, científica, cultural ou política e estará disponível para o candidato, no sistema de avaliação, no dia da prova. O texto redigido deverá ter no mínimo 2.500 caracteres e no máximo 5.000 caracteres, observando aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Serão atribuídos às redações os conceitos "suficiente" e "insuficiente", conforme descrito no item 4 do edital.

Acesse o edital 66/2021

Consulte o manual do sistema de redação on-line

Cursos superiores que terão seleção por avaliação de desempenho escolar:

Bambuí - Física Licenciatura (Noturno)
Agronomia Bacharelado (turno Integral)
Ciências Biológicas Licenciatura (Noturno)
Engenharia de Alimentos Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Computação Bacharelado (turno Integral)
Engenharia de Produção Bacharelado (Integral)

São João Evangelista - Agronomia Bacharelado (turno Integral)
Engenharia Florestal Bacharelado (turno Integral)
Sistema de Informação Bacharelado (turno Integral)