Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso Integrado participam em mais um ano na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Entre os meses de setembro e outubro, alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Piumhi participaram em mais uma edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Organizados em equipes e orientados pela professora Amanda Ribeiro Mafra, competiram os estudantes: Ana Clara Gomes de Almeida Costa, Analalya Gonçalves, Ane Kelly Fernandes Guedes, Gabriel Honário de Melo Faria, Guilherme Odilon Costa, Hugo Soares Lemos, Jaquellyne Garcia Rodrigues Tomé, João Pedro Souza Leonel, Larissa Rita Oliveira Araújo, Lívia Maria Alves Machado, Lucas Goulart Machado, Luísa Nunes Fontes, Maria Clara Melo Leite, Mateus Henrique Oliveira Souza e Miguel Delmiro.

Devido à conjuntura de pandemia de Covid-19, a 12ª edição da ONHB contou com reformulações que permitiram a participação dos alunos em todas as suas fases de forma virtual.

“O contexto pandêmico, de isolamento e Ensino Remoto Emergencial apresentou-se como um grande desafio aos estudantes. Mesmo diante disso, a participação na Olimpíada de História foi um sucesso, possibilitando muito aprendizado, troca de saberes e intensificação do contato entre alunos e professora”, afirma Amanda Ribeiro Mafra, professora de História do Campus.

A equipe composta por Jaquellyne Garcia Rodrigues Tomé, Larissa Rita Oliveira Araújo e Mateus Henrique Oliveira Souza chegou à semifinal da competição nacional, ficando dentre as 2.100 melhores equipes do Brasil de um total de 12.000 que iniciaram a ONHB. Como produto da 5ª fase da Olimpíada, os estudantes produziram a crônica “O tempo não apagou nossas marcas”, trabalho realizado em parceria com as professoras Mônica Barros (Sociologia/Filosofia) e Lívia Pereira (Língua Portuguesa).

A crônica trata da violência contra as mulheres no Brasil e teve como ponto de partida a história de Emília Alves Arantes (a Emilinha), cuja trajetória havia sido narrada em 2019 pelo professor Luís Augusto Júnio Melo no jornal Alto São Francisco. No mês de Dezembro, o texto dos estudantes foi publicado na íntegra pelo mesmo jornal, reconhecendo o sucesso da participação do IFMG- Piumhi na ONHB.

Clique aqui e lei a crônica “O tempo não apagou nossas marcas”.