Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Gincana do Campus Avançado Piumhi é iniciada com palestra

I Gincana do Campus Avançado Piumhi é iniciada com palestra

A palestra "Inclusão na Educação", proferida pela Professora Helena Libardi da Universidade Federal de Lavras, cumpriu com excelência a abertura da I Gincana do Campus.

Realizada na segunda-feira dia 16 de maio, a palestra contou com a presença de estudantes, servidores e segmentos municipais parceiros do NAPNEE[1], como: CRAS[2], APAE[3], CAPS[4], ACE[5] PIUMHI e estudantes do Curso de Magistério da Escola Estadual Professor João Menezes.

A palestra relatou planejamentos e ações já desenvolvidos na UFLA. A professora ainda  alertou para três vieses indispensáveis: arquitetônico, atitudinal e de comunicação, que se fazem necessários para o processo de inclusão.

O evento ainda contou com a participação da Pedagoga do Campus, Sra. Eugênia, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais. Em sua fala informou que o núcleo é composto por servidores e parceiros externos.

Explicou a todos o significado do NAPNEE, sua função e as ações que deverão desenvolver no campus  e ressaltou a importância do mesmo quanto à responsabilidade de buscar a inserção e o êxito dos estudantes que chegarem à instituição com alguma necessidade específica (visível ou não).

Para o encerramento, o servidor Rodrigo Gonçalves procedeu a leitura do texto composto por trechos musicais, acompanhado do vídeo "Carpe Diem", objetivando sensibilizar os presentes para que percebessem que “o evento chamado Gincana é passageiro, mas, assim como os bons momentos da vida,  deve ser aproveitado ao máximo”.

A I Gincana do Campus acontecerá no dia 21 de maio, porém, as atividades de movimentação estão acontecendo há mais de um mês. A Gincana prevê um momento de integração entre servidores e estudantes, que promete fazer o "Campus Bombar!"

[1] Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

[2] Centro de Referência de Assistência Social