Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Avançado Piumhi realiza Semana da Diversidade e da Consciência Negra

Nos dias 18 a 21 de novembro, aconteceu, no IFMG campus Avançado Piumhi, a Semana da Diversidade e da Consciência Negra, uma iniciativa do Projeto Tradições, Memórias, Cultura e Identidade Negra. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Piumhi, a Casa de Cultura de Piumhi, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR) e a Escola Estadual Prof. José Vicente, o campus IFMG Piumhi desenvolveu várias atividades, como oficinas, mesa-redonda, exibição de filmes e apresentações culturais.

O dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, em todo o território nacional. A importância desta data está na reflexão sobre temas como igualdade racial, cultura e identidade afro, e no reconhecimento do importante papel dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

De acordo com a coordenadora da Semana da Diversidade e da Consciência Negra do IFMG Piumhi, Profa. Amanda Mafra, “em consonância com o marco comemorativo do dia 20 de novembro, a Semana utilizou-se de uma abordagem artística e cultural para tratar da valorização e do respeito à cultura africana e afro-brasileira, dando centralidade ao debate e a reflexões sobre a questão racial em nosso país. Diante da desigualdade racial vigente ainda no Brasil, atividades como as desenvolvidas nesta semana ganham importância não apenas por comemorarem um dia simbólico de luta, mas por incentivar novas formas de pensamento e ação, combativas ao preconceito e em prol de uma sociedade mais igualitária”.

Na segunda-feira, dia 18 de novembro, logo pela manhã, uma oficina de jogos e brincadeiras africanas foi ministrada no campus Piumhi pela Profa. Ranucy Campos Marçal da Cruz, com os alunos do Curso Técnico Integrado em Edificações. A mesma oficina foi replicada, no dia 21 de novembro, na Escola Estadual Prof. José Vicente, com as crianças do 5º ano, com o apoio da Professora Aparecida, da mesma instituição.

No mesmo dia, à tarde, os alunos do IFMG contaram com uma mesa redonda, com a participação do Prof. Johnisson Xavier Silva, docente de História do IFMG campus Bambuí, de Mayara Amorim, advogada e representante do COMPIR, e da Profa. Mônica Barros, docente de Sociologia e Filosofia do IFMG Campus Avançado Piumhi, os quais falaram sobre suas visões e experiências como representantes da negritude. Após a mesa redonda, enquanto desfrutavam de um coffee break, os participantes contaram com a presença do grupo de Capoeira Arte e Liberdade, de Piumhi, sob a orientação do Mestre José Reis, que se apresentou em roda.

Na terça-feira, dia 19 de novembro, à tarde, os alunos do curso técnico integrado apresentaram trabalhos diversificados na Praça Padre Alberico, no Centro da cidade de Piumhi. Eles fizeram apresentações culturais, que incluíram a dança maculelê, músicas africanas, sarau de poesias e degustação de comidas de origem afro-brasileira. Logo após, ainda na praça, os estudantes e os passantes puderam participar de oficinas, que ensinaram técnicas diversificadas, como amarração de turbantes, produção de bonecas Abayomi e tranças afro. Além disso, a Prefeitura Municipal de Piumhi continuou a festa na praça, com roda de conversa com a Presidenta do COMPIR e apresentações culturais.

Na quarta-feira, uma oficina de estêncil em camisetas foi ministrada, no campus Piumhi, pelo Professor de Artes Juliano Ohara, que foi convidado e veio da cidade de Jaguariúna. A oficina foi aberta ao público externo e aos alunos do IFMG, que produziram camisas personalizadas e que expressavam ideias voltadas para a consciência negra. No mesmo dia, uma oficina de bonecas Abayomi, com reflexão sobre a questão racial, foi ministrada pelas professoras Amanda Mafra e Mariana Schuchter no Colégio Presbiteriano Mackenzie, com a participação das alunas do curso técnico integrado do IFMG Anne Kelly Fernandes Guedes Silva, Lívia Maria Alves Machado e Analalya Maria Gonçalves, para aproximadamente 60 crianças. De acordo com a Profa. Mariana, os alunos tiveram a oportunidade de refletir não só sobre a cultura afro-brasileira, mas também sobre questões sócio-históricas relacionadas ao passado e ao presente dos negros no Brasil, e à falta de oportunidades iguais a todos. Ao mesmo tempo, acontecia a Caminhada pela Igualdade Racial, organizada pela Escola Estadual Prof. José Vicente, com a participação dos alunos do IFMG. À noite, na feira livre de Piumhi, os piumhienses puderam contar, ainda, com roda de capoeira do grupo Arte e Liberdade e com uma palestra realizada por representantes do COMPIR.

Na quinta-feira, além da oficina de jogos e brincadeiras na Escola Estadual Prof. José Vicente, os alunos do IFMG contaram com a exibição do filme “Green Book”, com direito à pipoca e refrigerante. À noite, na Casa de Cultura, aconteceu uma homenagem ao casal Geraldo Tomaz da Silva e Romilda de O. Silva, que representam muito bem a negritude de Piumhi, considerando sua história e participação social. Após a homenagem, ocorreu, no mesmo lugar, uma apresentação dos Seresteiros de Minas.

Confira as fotos do evento!