Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Avançado Piumhi realizou protesto sobre bloqueio do orçamento.

IFMG Campus Avançado Piumhi realizou protesto sobre bloqueio do orçamento.

IFMG Campus Avançado Piumhi realizou nesta segunda, dia 14, um “Abraço pela educação”, a ação foi proposta pelo CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) que esta articulando ações para a Mobilização da Rede contra os cortes na Educação. Este ato também ocorreu nas outras 18 unidades do IFMG.

O momento foi apoiado pelos alunos e servidores do campus. Todos estavam vestidos com roupas pretas em protesto ao bloqueio de 30% do orçamento das Instituições Federais de ensino em todo o Brasil. Sendo que para o IFMG, este bloqueio representa cerca de 32% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades.

De acordo com a direção do Campus Piumhi, o corte na instituição local seria em torno de R$ 220.500,00. Valor que prejudicará muito o Campus no cumprimento de seus compromissos com fornecedores; bem como com o funcionamento do ensino, pesquisa e extensão, visto que o orçamento de um Campus Avançado já é bastante reduzido.

“Já estamos no limite. Há três anos estamos reduzindo nossas despesas, devido aos constantes contingenciamentos e cortes. Agora já não temos mais onde cortar,” afirmou Lina Soares, diretora do campus.

A Direção informou ainda que a Reitoria do IFMG já está articulando junto aos deputados ações para tentar reverter o bloqueio junto ao MEC. E durante esta semana, várias reuniões  ocorrerão em Belo Horizonte, com o objetivo de organizar melhor as ações e analisar os números e dados que afetam diretamente a escola.

“O IFMG tem feito um excelente trabalho na formação técnica e profissional de nossa comunidade, precisamos sim nos manifestar neste momento. E também precisamos do apoio de toda a comunidade. Educação é um bem público, garantido pela Constituição Brasileira a todos. E o IFMG Campus Avançado Piumhi tem levado esta oportunidade há muitas pessoas”, finaliza Lina Soares.

Para saber mais detalhes sobre o bloqueio e ficar informado sobre novas ações e resultados das mobilizações, acesse: https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/mobilizacao-a-favor-dos-institutos-federais-convite-a-comunidade.