Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG implanta sistema para certificação Encceja

IFMG implanta sistema para certificação Encceja

Pessoas que indicarem o IFMG como instituição emissora de certificado com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos passam a realizar a solicitação online.

A partir de agora, o IFMG conta com um sistema que facilitará a emissão de certificados de conclusão do Ensino Médio e de declarações parciais de proficiência com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O processo de emissão dos documentos se dará de forma remota, por meio de computador ou celular conectado à internet. A implantação é fruto da colaboração e troca de experiências entre as equipes de Tecnologia da Informação e de Ensino do IFMG e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Quem se interessar em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência com as notas do Encceja precisa ter obtido as pontuações mínimas exigidas e ter indicado o IFMG como instituição certificadora no ato da inscrição para o exame.

Para solicitar o documento, é necessário acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFMG e preencher um formulário com os dados pessoais (CPF, endereço de e-mail válido e confirmação do endereço de e-mail digitado no campo anterior). Além disso, é necessário marcar a opção “não sou um robô” antes de clicar no botão “salvar”. Em poucos minutos, será enviada uma mensagem para o e-mail confirmando a solicitação. Assim que o certificado ou a declaração estiver disponível para impressão, será enviada uma nova mensagem com o link para o documento.

O passo a passo para obter os documentos também pode ser consultado no manual de solicitação de certificados e declarações Encceja, elaborado pela equipe da Pró-reitoria de Ensino. Além disso, um vídeo traz o tutorial para fazer a solicitação.

Os certificados e as declarações emitidos pelo sistema possuem um código de validação da sua autenticidade, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa para verificar a veracidade desses documentos. Além disso, o IFMG publica, periodicamente, portarias contendo os nomes e os CPFs das pessoas que obtiveram a certificação de conclusão do Ensino Médio emitida pelo Instituto com base nas notas do Encceja. As portarias podem ser consultadas aqui.

É importante destacar que este sistema só contempla as solicitações de certificados e de declarações de participantes que tenham indicado o IFMG como instituição certificadora do Encceja no ato da inscrição para a prova. Além disso, quem se interessar em aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o ano de 2016 para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio precisará entrar em contato com o campus indicado na inscrição no Encceja para saber como obter o seu documento.

Para o Encceja 2022, as inscrições estão abertas até o dia 4 de junho. Para se inscrever, acesse o site do Inep.

Inscreva-se no Encceja 2022

Mais informações sobre o Encceja no IFMG