Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG tem nove cursos bem avaliados no Enade

IFMG tem nove cursos bem avaliados no Enade

Engenharia Civil do Campus Piumhi alcançou a nota quatro. Os resultados da edição 2019 do exame foram divulgados no dia 20 de outubro pelo Inep.

Nove cursos de graduação do IFMG receberam conceitos positivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. Os resultados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A nota máxima foi alcançada pelo curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Betim, que recebeu o conceito 5 e teve a segunda maior nota do país entre 194 cursos avaliados. No mesmo campus, a graduação em Engenharia Mecânica também obteve bom desempenho, com a nota 4.

Outros sete cursos tiveram resultados positivos e receberam o conceito 4. Foi o caso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, no Campus Santa Luzia; Agronomia do Campus Bambuí; Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Governador Valadares; Engenharia Civil do Campus Piumhi; Agronomia e Engenharia Florestal do Campus São João Evangelista. No caso da Engenharia Florestal, a nota alcançada foi a quinta maior do Brasil, entre 65 instituições avaliadas.

De acordo com a coordenadora de Legislação e Normas da Pró-reitoria de Ensino, Denise Ribeiro Santana, que acompanhou em 2019 os processos de avaliação, a maior parte dos cursos que, pela primeira vez, participaram do Enade, confirmaram o bom desempenho que obtiveram em outra avaliação, a de reconhecimento do curso, feita pelo Ministério da Educação. O resultado mostrou o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na implementação do ensino superior pelos campi do IFMG.

A avaliação contemplou também as graduações de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Zootecnia, ofertadas no Campus Bambuí, que receberam nota 3. No Campus Formiga, o curso de Engenharia Elétrica foi avaliado com o mesmo conceito, assim como os cursos de Engenharia de Produção (do Campus Congonhas e de Governador Valadares). Do Campus Itabirito, foi avaliado com nota 3 o bacharelado em Engenharia Elétrica. E dois cursos receberam o conceito 2: Engenharia de Alimentos (Campus Bambuí) e Engenharia Mecânica (Campus Congonhas).

No total, 18 cursos participaram do Enade 2019, que avaliou o desempenho de 509 alunos do IFMG. Em todo o Brasil, segundo o Inep, 389.843 estudantes fizeram as provas. Nesta edição do exame, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é constituído por um questionário e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. Também estão disponíveis informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

Rede Federal tem a melhor educação superior do Brasil, segundo Enade 2019