Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Internacionaliza IFMG seleciona estudantes para intercâmbio em Portugal

Internacionaliza IFMG seleciona estudantes para intercâmbio em Portugal

Programa de mobilidade acadêmica selecionará alunos de graduação do IFMG para vivenciarem semestre letivo no Instituto Politécnico de Bragança. As inscrições vão até 12 de abril

Estão abertas, entre 29 de março e 12 de abril, as inscrições para o programa de mobilidade acadêmica "Internacionaliza IFMG". Por meio da iniciativa, serão selecionados cinco estudantes de graduação do Instituto para intercâmbio com duração de um semestre letivo no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O edital lançado pela Diretoria de Relações Internacionais oferece auxílio financeiro  no valor de  R$ 22.707, para custear parcialmente as despesas dos alunos com alojamento, alimentação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas para a realização do intercâmbio acadêmico.

Podem concorrer estudantes de graduação - bacharelado, licenciatura e tecnologia -, regularmente matriculados em qualquer campus do IFMG, que atendam aos seguintes critérios:
• Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 80% da matriz curricular do curso;
• Ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico Global (CRA) de, no mínimo, 70;
• Não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou outro órgão de fomento.

Para se inscrever, é necessário enviar a documentação, conforme descrito no item 6 do edital, para o e-mail internacionaliza@ifmg.edu.br. A seleção se dará em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, com a homologação da inscrição, a partir da conferência dos documentos; e a segunda, classificatória, por meio da avaliação/pontuação da documentação. O resultado final será conhecido a partir de 5 de maio e os selecionados embarcam para Portugal em setembro de 2023, com retorno previsto para fevereiro de 2024.

Acesse o edital

Sobreo o IPB - O Instituto Politécnico de Bragança oferece oportunidade em 43 cursos diferentes de graduação, envolvendo a Escola Superior Agrária; Escola Superior de Educação ; Escola Superior de Tecnologia e Gestão ; Escola Superior de Saúde (localizados no Campus de Bragança) e Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (Campus de Mirandela).

Conheça o Internacionaliza IFMG

Da esquerda para a direita: Bárbara Moura (Ouro Branco), Ana Luiza Cordeiro (Congonhas), Cleiton Alves (Betim), Kelly Figueiredo (Governador Valadares), Josilene dos Santos (Ribeirão das Neves), Waleska Soares (Santa Luzia), Patrícia Scoralick (Sabará), Alba Nise Rocha (São João Evangelista)Lucas de Sousa Morais - Campus Ouro PretoLançado em 2016, o Internacionaliza IFMG é um programa de mobilidade acadêmica internacional que conta com recursos do próprio Instituto. O objetivo é promover complementação de formação acadêmica dos estudantes, por meio de intercâmbio em instituições de ensino portuguesas. Os alunos selecionados contam com auxílio financeiro para custear as despesas com a permanência no exterior (alimentação e acomodação/moradia); seguro médico internacional; e passagens aéreas de ida e volta para Portugal.

O programa também possibilita o estreitamento de relações de parceria entre o IFMG e as instituições de destino, em Portugal.

(Na foto, participantes da primeira turma de intercambistas, selecionada em 2016.)