Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do IFMG Piumhi sobre a situação da greve no campus

Nota do IFMG Piumhi sobre a situação da greve no campus

Atualizado em 19/04/2024 às 11:35h.

A Direção do campus Piumhi divulga a Resolução 002/2024, a qual suspende os Calendários Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Tal decisão se faz necessária devido à paralisação de servidores a partir de segunda-feira, dia 22/04.

O Comando Local de Greve, formado por 2 professores e 2 técnicos administrativos, fica responsável por conduzir as atividades da greve. Serão realizadas reuniões periódicas com o objetivo de analisar a conjuntura e o andamento da paralisação.

A equipe gestora está atenta, em constante diálogo com os servidores e se compromete em fornecer as orientações e esclarecimentos necessários a toda a comunidade acadêmica.

Orientamos aos estudantes, pais/responsáveis e servidores que acompanhem os canais oficiais de comunicação do campus (site oficial, redes sociais, e-mails institucionais) para se manterem atualizados sobre quaisquer mudanças.

Sobre a greve

Como instituição pública que preza pela democracia e pela liberdade, reconhecemos o direito constitucional à greve como um legítimo instrumento de reivindicação por melhores condições de trabalho e entendemos que a valorização dos trabalhadores da Educação é fundamental para a oferta de uma educação pública de qualidade e deve ser uma causa que une toda a comunidade.

Entre as principais pautas reivindicadas pelos servidores estão a reestruturação das carreiras, a recomposição salarial em 2024, a revogação de medidas que prejudicam a educação e o serviço público, bem como a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

Nota em 17/04/2024 às 16:00h.

Em reunião dos servidores hoje (17/04), ficou decidida a adesão à greve com paralisação a partir de segunda-feira, dia 22/04. A Direção do campus aguarda a formalização dos servidores para avaliar a necessidade de suspensão do Calendário Acadêmico. Somente a partir da formalização da suspensão do Calendário Acadêmico é que não haverá aulas.

Nessa reunião foi constituído o Comando Local de Greve, formado por 2 professores e 2 técnicos administrativos, os quais ficam responsáveis por conduzir as atividades da greve. O Comando Local de Greve fará reuniões periódicas com o objetivo de analisar a conjuntura e o andamento da greve.

Nota do dia 09/04

A Direção do IFMG Piumhi vem a público comunicar aos estudantes, familiares e comunidade externa que, em Assembleia Geral do Sinasefe IFMG, sindicato que representa Professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) do IFMG, realizada na última quarta-feira (03/04), foi aprovada a greve da categoria a partir da terça-feira, dia 9 de abril.