Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação

Palestra propõe matrizes para inclusão na Educação

O evento tem como objetivo discutir aspectos conceituais e práticos da adequação curricular para o público de inclusão, a partir da proposta de quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. Haverá transmissão ao vivo no canal do IFMG no YouTube.

A Diretoria de Assuntos Estudantis do IFMG, por meio do setor de Políticas Inclusivas, promove no próximo dia 22, quarta-feira, 14h às 15h30, a palestra "Adaptação curricular em 4 matrizes para inclusão educacional". Ministrada pelo pedagogo em Educação Especial Francisco Dutra dos Santos Júnior, a atividade on-line será transmitida ao vivo no canal do IFMG no YouTube (IFMG Play).

A iniciativa tem como objetivo discutir aspectos da adequação curricular, caracterizar conceitos, bem como apontar diferentes panoramas conceituais e analisar o cotidiano da prática pedagógica. Como alternativa, Francisco Dutra apresenta a adequação curricular em quatro matrizes: histórica, diagnóstica, curricular e propositiva. "Essas quatro matrizes compõem uma proposição para uma prática pedagógica simplificada, objetiva e ao mesmo tempo horizontal no desafio de como planejar a aprendizagem com estudantes com necessidades educacionais específicas", detalha.

Embora seja direcionado especialmente a docentes e aos integrantes dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnees) do IFMG, a palestra é aberta ao público em geral. Não é necessário inscrição prévia.

Sobre o palestrante: Francisco Dutra dos Santos Júnior é pedagogo em Educação Especial (PUC-RS), mestre em Educação (UFRS); com experiência na área de Educação, Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Gestão, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE); docência no ensino superior, na graduação e na pós-graduação; doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Atualmente pesquisa proposição de plataforma tecnológica educacional para registros, gerenciamento e prospecção de achados na trajetória de estudantes acompanhados por serviços de Atendimento Educacional Especializado no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias em Educação (Cinted).

ASSISTA AO VIVO NO IFMG PLAY: