Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Avançado Piumhi publica artigo em periódico da PUC

Professor do Campus Avançado Piumhi publica artigo em periódico da PUC

O professor Paulo Araújo, do IFMG Campus Avançado Piumhi, publicou recentemente um artigo de sua autoria nos Cadernos Cespuc de Pesquisa, revista semestral do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.

A publicação é fruto de sua pesquisa de mestrado, realizada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa, intitulada “De mim não desespere nunca: a memória do modernismo nas cartas de Mário, Bandeira e Drummond” foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2013, sob a orientação do Prof. Dr. Emílio Carlos Roscoe Maciel e coorientação da Prof.ª Dr.ª Elzira Divina Perpétua.

O artigo intitulado “Mário, Bandeira e Drummond, três poetas nacionalistas” analisa como os projetos estético e ideológico do Modernismo brasileiro propiciaram, em virtude de seu caráter experimental, o surgimento de vertentes do nacionalismo completamente diferentes entre si. Os escritores Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira fornecem exemplos dessa multiplicidade, por intermédio de alguns de seus poemas, publicados entre as décadas de 1920 e 1930.

Em nota, o corpo editorial da revista informa que os trabalhos apresentados em seu trigésimo número evidenciam a versatilidade da literatura como forma de expressão desde a Antiguidade Clássica, como também a articulação da vida humana realizada pela arte literária que atravessa tempos e lugares. Demonstram, ainda, a vitalidade dos estudos da produção literária em verso, algo verificado, principalmente, pela presença de trabalhos realizados por pesquisadores jovens que se interessam pela poesia e pelas poéticas de tempos distintos.

Em sua pesquisa de doutorado, o Prof. Paulo Araújo permanece analisando a atuação política de base nacionalista dos escritores do Modernismo brasileiro, dessa vez com enfoque exclusivo na correspondência de Mário de Andrade. De acordo com o professor, “Mário de Andrade, escritor consagrado, funcionário público e certamente o maior epistológrafo brasileiro, nos fornece, por meio desses documentos históricos, um legado extremamente significativo e esclarecedor de sua obra e de seu tempo. As cartas modernistas são os bastidores da criação literária e dizem muito sobre a atuação política, sobre a produção poética e sobre os radicalismos ideológicos que afloraram durante o Estado Novo, sob o comando do emblemático presidente Getúlio Vargas”.

A pesquisa de doutorado intitulada “Cartas para a posteridade: tensões do modernismo brasileiro na correspondência de Mário de Andrade” encontra-se em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Zilda Ferreira Cury, com previsão de término em fevereiro de 2018.

O artigo completo encontra-se disponível na página dos Cadernos Cespuc de Pesquisa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14223/11994