Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMG Campus Avançado Piumhi é selecionado para ser apresentado na maior Feira Científica Estudantil do Nordeste
conteúdo

Notícias

Projeto do IFMG Campus Avançado Piumhi é selecionado para ser apresentado na maior Feira Científica Estudantil do Nordeste

O projeto “Estímulos de frequência sonora em besouros do gênero Dichotomius”, desenvolvido pelos alunos Kayky Miazaki Brito e João Marcos Tomaz Silva Campos, do 2° ano do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, sob orientação do professor Dr. Pedro Camargo (Peixe) foi selecionado na semana passada para ser apresentado de maneira virtual na 26° Ciência Jovem, maior evento científico do Nordeste do país. A feira, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, é uma das mais competitivas do país e abrange inscritos de todo o Brasil e América Latina, sendo realizada entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020.

A pesquisa foi realizada ao longo do ano letivo de 2019 e foi fundamentada em como os besouros do gênero Dichotomius reagem a diferentes estímulos sonoros. Por meio deste estudo pioneiro, foi possível identificar frequências capazes de tirar os insetos do estado de dormência. Dados entusiasmantes, pois podem embasar futuros usos para o controle de pragas em plantações, em especial de besouros.

Para o professor Pedro Peixe, “é uma enorme satisfação ver o nosso trabalho sendo coroado com a chance de disputar o título de melhor projeto científico secundarista em uma feira desse porte. Vamos fazer de tudo para trazer o inédito título para o IFMG Piumhi”.