Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMG Campus Piumhi conquista destaque e integra e-book lançado na COP 30
conteúdo

Projeto do IFMG Campus Piumhi conquista destaque e integra e-book lançado na COP 30

O Instituto Federal de Minas Gerais integra o e-book Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, publicação que apresenta 57 iniciativas de Extensão e Inovação desenvolvidas por instituições da Rede e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A obra, disponibilizada em português e inglês, é resultado de edital lançado pelo IFPE em 2024, em colaboração com a Setec/MEC e o Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif. 

 

 

Entre os projetos contemplados, destaca-se IFMG Sustentável: por uma metamorfose social, elaborado no IFMG Campus Piumhi. A iniciativa conquistou o 4º lugar geral, de 341 projetos submetidos no Edital de Seleção de Projetos de Sustentabilidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), promovido pelo IFPE, além do 1º lugar na grande área de Gestão Ambiental.

O trabalho, desenvolvido em parceria com o Grupo Gaia Social, EMATER, Prefeitura Municipal de Piumhi, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Urbanistas de Piumhi (AEAUP), ALTARF Engenharia e Consultoria e Obras Sociais da Paróquia de Piumhi, alcançou expressiva relevância em âmbito nacional.

O projeto foi um dos três selecionados pela Setec/MEC para representar as ações de sustentabilidade da Rede Federal na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). 

A participação no evento, através da Diretora de Ensino Ana Laura Rabelo Belo, ocorreu no dia12 de novembro, durante uma mesa-redonda realizada na Green Zone do evento, em Belém do Pará, ocasião em que também foi formalizado o lançamento do e-book.

 

 

O projeto contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS 1, 2, 8, 10, 12, 15, 16 e 17, com ênfase no ODS 11, que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis. Mais de dez prestadores comunitários, em cumprimento de penas alternativas, integraram as ações desenvolvidas. Cerca de 4,4 toneladas de alimentos foram destinadas a pelo menos 13 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). 

Aproximadamente 1.500 mudas de árvores nativas foram distribuídas para recuperação de áreas degradadas, e um terreno antes improdutivo do IFMG Campus Piumhi foi convertido em um espaço educacional voltado à produção de alimentos e à formação de viveiros de espécies nativas. 

O lançamento do e-book reforça o protagonismo do IFMG na promoção de políticas institucionais alinhadas à sustentabilidade, evidenciando o compromisso da instituição com práticas inovadoras que integram responsabilidade social, preservação ambiental e formação cidadã. A inserção do projeto na COP 30 consolida a relevância das ações desenvolvidas no Campus Piumhi e reafirma a contribuição do IFMG para o enfrentamento dos desafios contemporâneos e para a construção de um futuro mais equilibrado e inclusivo.