Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assistência Estudantil do IFMG adotará o CADÚNICO como ferramenta de comprovação de renda em 2024
conteúdo

Notícias

Assistência Estudantil do IFMG adotará o CADÚNICO como ferramenta de comprovação de renda em 2024

O CADÚNICO permite que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais. Ferramenta será utilizada como comprovante de renda nos editais da Assistência Estudantil do IFMG.
publicado: 11/12/2023 09h10, última modificação: 11/12/2023 09h10

A partir de 2024, o IFMG vai adotar o CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) como ferramenta para comprovação de renda nos editais socioeconômicos da Assistência Estudantil.

CADÚNICO é um instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda, além de ser porta de entrada para diversos programas sociais, tais como: o Bolsa Família, o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Clique Aqui | Conheça o CADÚNICO

E como isso irá funcionar no âmbito do IFMG? 

É simples! Se você tem o CADÚNICO ou já está inserido no CADÚNICO da sua família, basta anexar a Folha Resumo do cadastro na plataforma da Assistência Estudantil (clique aqui). 

Já o comprovante de inscrição no CADÚNICO pode ser emitido pelos sites do Ministério da Cidadania (clique aqui) e do DataPrev (clique aqui). 

Porém, caso você ou sua família ainda não esteja cadastrada no CADÚNICO, basta comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar o cadastro. 

É importante que essa atualização cadastral seja realizada com antecedência, pois o Número de Inscrição Social (NIS) leva um tempo para ser gerado.  

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre essa mudança:

 

Clique Aqui | Consulta ao Número de Inscrição Social (NIS)

Lembrando que a atualização do cadastro deve ter sido feita no máximo 2 anos antes da publicação do edital que você quer se inscrever. E, em caso de dúvidas, procure o setor de Assistência Estudantil da sua unidade.

registrado em: