Notícias
Dia Nacional de Mobilização da Rede Federal
O Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Ponte Nova, promoveu no dia 29 de setembro de 2016 às 11 horas, um ato de mobilização da comunidade acadêmica em defesa da educação pública. A ação foi realizada em todos os demais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, representando o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO da Rede Federal, com a realização de atividades que possam dar amplo conhecimento e sensibilizar as comunidades escolares para que se incorporem ao processo de discussão sobre o futuro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
A mobilização aconteceu no espaço de convivência do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, e contou com a participação dos docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores do campus. Na oportunidade, os participantes assistiram ao vídeo sobre a história da Rede Federal de Educação. Posteriormente, o Diretor Geral do campus, professor Leonardo de Paiva Barbosa, realizou a leitura da Carta de Vitória em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais. A Carta de Vitória faz parte de um conjunto de estratégias pensadas para fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e foi elaborada durante a realização 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), encerrada no dia 26/09/2016, em Vitória – ES. Ao final da Reditec este documento foi apresentado, havendo comprometimento dos dirigentes em apoiar a luta pela qualidade da educação pública, gratuita e de excelência.
Durante a leitura do documento, aspectos relacionados à reformulação do ensino médio e o quadro orçamentário das instituições federais foram discutidos. Em seguida, a Diretora de Ensino do campus, Débora Martins Artiaga, realizou uma apresentação sobre a Medida Provisória 746, indicando que tal MP traz de volta a dicotomia entre formação geral humanística e a profissional – lançada pelo Governo FHC com o Decreto 2.208/97, mas vai além ao propor também a separação entre a base comum nacional e as áreas de ênfases do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e naturais e ensino técnico profissional. Na sequência, os docentes do campus, Cássia do Carmo Pires Fernandes, Luciano Vilas Boas Espiridião e Cássio Oliveira Lignani fizeram uma explanação baseada na importância dos Institutos Federais na transformação das pessoas, das comunidades, dos servidores públicos e do país, sensibilizando todos os presentes sobre a necessidade de uma ampla discussão sobre o cenário atual. O discente Matheus de Oliveira, aluno do curso técnico integrado em Administração, apresentou um discurso emocionante e politizado sobre a influência da instituição na sua formação cidadã e acadêmica, e a situação política que nos encontramos. A mobilização foi finalizada com a apresentação da música "O trono do estudar".
Acesse o vídeo e conheça a história da Rede Federal de Educação
Acesse as fotos do evento em nosso Facebook