Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova é novamente finalista na V Olimpíada de Inovação do IFMG

Campus Ponte Nova é novamente finalista na V Olimpíada de Inovação do IFMG

publicado: 21/08/2024 16h12, última modificação: 21/08/2024 21h50

O IFMG Campus Ponte Nova é novamente finalista na V Olimpíada de Inovação do IFMG. Dessa vez com o projeto Colmeia Inteligente. Dos 90 projetos que iniciaram a V Olimpíada de Inovação, o projeto da equipe TechHoppers, composta por docentes e estudantes do Campus Ponte Nova, foi selecionada como finalista e está entre os 15 projetos  na etapa final que ocorrerá no dia  24/09/2024 na FAPEMIG em Belo Horizonte.

A Colmeia Inteligente é uma iniciativa inovadora que busca apoiar os apicultores por meio do uso de tecnologia avançada para monitorar e otimizar a produção de mel.

Com a instalação de sensores nas colmeias, o projeto permite a coleta de dados em tempo real sobre a saúde das abelhas, a produção de mel e a detecção de possíveis ameaças, como predadores ou condições ambientais desfavoráveis.

Esses dados são analisados por softwares especializados, que identificam padrões e fornecem feedback imediato aos apicultores, auxiliando-os na tomada de decisões.

O objetivo principal do projeto é melhorar a eficiência do manejo das colmeias, promovendo práticas apícolas mais sustentáveis e aumentando a produção de mel. Através do monitoramento contínuo de parâmetros críticos, como temperatura, umidade, peso e posição da colmeia, os apicultores podem agir rapidamente para proteger suas colônias contra doenças, predadores e outras ameaças. Além disso, o uso dessas tecnologias contribui significativamente para a conservação das abelhas, que desempenham um papel vital na polinização e na manutenção da biodiversidade.

Orientado pelo Professor Luciano Espiridião, com a mentoria da Professora Cássia do Carmo Pires Fernandes, o projeto conta com uma equipe dedicada de estudantes do curso de Informática: Danielle Nunes Gonçalves Silva, Marina Monsores de Siqueira, Maria Rita do Carmo Lisboa Tolentino, Anna Karolina Chaves Cabral e Rafael dos Santos Ferreira.

Juntos, eles trabalham para integrar a tecnologia ao campo, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade ambiental, com parcerias importantes, como a realizada com a Mel Milagres, que ajudam a transformar práticas apícolas tradicionais em soluções mais modernas e eficazes.

O projeto também encontra-se classificado como finalista para representar o IFMG na COP 30, evento internacional que ocorrerá em Belém/PA em 2025.

Para acompanhar as ações do projeto, siga a página no instagram @tech_hoppers