Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta à comunidade acadêmica do IFMG Ponte Nova
conteúdo

Notícias

Carta à comunidade acadêmica do IFMG Ponte Nova

publicado: 14/04/2023 17h11, última modificação: 14/04/2023 17h11

À comunidade acadêmica do IFMG campus avançado Ponte Nova

Durante essa semana, com a divulgação de notícias em redes sociais sobre ataques às instituições de ensino, o pânico e a insegurança voltou a fazer parte da nossa rotina, nos  tirando a tranquilidade e a paz. Observamos, nas últimas décadas, a divulgação de informações que objetivam causar medo, aflição, pânico e promover o desequilíbrio social e na ordem pública. É importante destacar que todos nós, servidores, estudantes, colaboradores, pais e responsáveis ficamos e estamos apreensivos com tais notícias. E há uma intensificação no alerta sobre quaisquer anormalidades. A direção do campus avançado Ponte Nova tem tratado deste e outros assuntos de maneira firme, prudente, com serenidade, competência e  parcimônia. Estamos em contato constante com profissionais das áreas de segurança pública, educadores, psicólogos, assistentes sociais e representantes do poder executivo e legislativo municipal, para que juntos possamos manter o bom funcionamento e a segurança na nossa instituição.  

O IFMG campus avançado Ponte Nova está localizado em uma região que, no passado, apresentava casos recorrentes de violência. Todavia, desde que o campus se instalou, observamos uma queda drástica em ações violentas nas proximidades. A seguir destacamos algumas ações:

  • Contratação de vigilância física no prédio principal. O vigilante realiza rotas constantes no interior e nas proximidades do prédio. Além da equipe de vigilância, os colaboradores auxiliam na observação de quaisquer situações atípicas;
  • Sistema de videomonitoramento, com câmeras e alarmes distribuídos por todo o perímetro interno dos prédios, com observação da vigilância física e por uma empresa terceirizada;
  • Todo o perímetro dos prédios é cercado. As salas de aulas e laboratórios apresentam portas e janelas de metais. Os corredores e plataformas são amplas, permitindo uma rápida e segura movimentação;
  • A direção da escola tem contato constante com policiais militares, civis e bombeiros para troca de informações sobre segurança e conselhos na área.
  • Toda informação que envolva risco de violência, ainda que o risco seja considerado pequeno, é comunicado à polícia imediatamente;
  • A Polícia Militar realiza rondas e visitas frequentes no campus;
  • Contato permanente com moradores e com as instituições vizinhas ao campus, que constantemente nos informam sobre situações de anormalidade. 


Porém, objetivando aprimorar as ações de segurança no
campus, a direção tem promovido as seguintes ações:

  • Proibição da entrada e permanência no campus de pessoas que não fazem parte da comunidade escolar;
  • Solicitação de uso dos uniformes do IFMG, facilitando a identificação dos estudantes;
  • Solicitação de uso de uniformes e identificação de todos os colaboradores que prestam serviços no campus avançado Ponte Nova;
  • Alocação de todas as turmas do ensino médio integrado no prédio principal, promovendo maior acolhimento aos estudantes;
  • Contratação de colaboradores terceirizados para auxiliar no controle de pessoas no prédio 2;
  • Orientações e notificações às empresas prestadoras de serviço sobre situações que promovam insegurança ou contrapõem às normas institucionais.
  • reforço nas orientações de acompanhamento e treinamento dos colaboradores, principalmente os responsáveis pela segurança.
  • Contato frequente com as forças de segurança.
  • Orientação aos estudantes e servidores para a identificação e denúncia de qualquer membro da comunidade escolar que esteja publicando informações que se refiram a professor, funcionário ou aluno com termos ameaçadores, circulando pela escola ou pelas redes sociais. Havendo qualquer risco, a direção do campus tomará as providências imediatamente.
  • Monitoramento da situação dos estudantes que tenham passado por traumas recentes (como a perda de familiar ou amigo) ou que estejam em sofrimento psíquico, pelo setor pedagógico e assistência estudantil do campus
  • Reuniões  com os servidores do campus para a estruturação de um plano de combate à violência nas escolas.
  • Parcerias com instituições públicas e privadas que promovam o desenvolvimento de ações de capacitação para servidores e estudantes sobre o tema “violência nas escolas”. 

 
A gestão do campus avançado Ponte Nova, juntamente com seus servidores, promove diversas ações ações que contribuem para um bom clima escolar, acreditando ser essa uma estratégia fundamental no combate à violência na escola. O campus foi arquitetonicamente estruturado para garantir o bem estar físico e a qualidade de vida dos seus usuários. Além disso, atividades de ensino e de extensão têm promovido a discussão de temas curriculares e extracurriculares de interesse da sociedade. Como resultados, são raros os casos de indisciplina ou violência no campus, e quando acontecem, são analisados por comissões próprias que oferecem orientações e medidas pedagógicas compatíveis à uma instituição de ensino.

Acreditamos que o combate efetivo à violência nas escolas também precisa da participação das famílias. É importante que pais e responsáveis tenham como hábito visitar o ambiente escolar e, principalmente, acompanhar o desempenho acadêmico e o comportamento dos seus filhos no mundo real e virtual. Uma ação preventiva eficiente contra a violência escolar é possível, desde que haja participação de todos.

É importante reforçar o compartilhamento apenas de fontes confiáveis e devidamente confirmadas. Quando se trata da segurança dos nossos estudantes, é essencial que confiemos em informações precisas e atualizadas. Ao evitarmos o compartilhamento de notícias não confirmadas e boatos, estamos contribuindo para a criação de um ambiente mais saudável e seguro para todos. 

Caso tenham alguma dúvida ou suspeita envolvendo a segurança dos nossos estudantes, pedimos que comuniquem imediatamente às autoridades competentes e à gestão do campus. Informações falsas e boatos podem gerar um clima de transtorno e medo que não contribui para a segurança do ambiente escolar.
Lembramos que muitos adolescentes sofrem com transtornos de ansiedade e essa atmosfera de pânico pode agravar o quadro de saúde mental dos nossos estudantes. Vamos trabalhar pela manutenção do ambiente de tranquilidade e confiança para nossa comunidade escolar.

Queremos tranquilizar todos os pais e membros da comunidade de que a segurança de nossos alunos, servidores e visitantes é de extrema importância para nós. Estamos empenhados em manter um ambiente escolar saudável, seguro e protegido, onde a convivência harmoniosa e os valores de respeito ao próximo são o nosso maior objetivo. Acreditamos que a educação tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, pacífica e igualitária. Nossa instituição está comprometida em cumprir esse papel, formando cidadãos capazes de construir um país melhor.

Como ações institucionais, o IFMG tem tomado as seguintes medidas:

  • Solicitação ao MEC/SETEC, com urgência, um protocolo de segurança para as instituições da Rede, com base no que já foi apurado no relatório do grupo de trabalho de transição;
  • O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) irá apresentar uma ID da campanha nacional para o combate à cultura do ódio – cultura a paz e da humanização.
  • Solicitação pelos reitores de ações de capacitação dos gestores sobre como lidar com situações extremas.
  • Lançamento no dia 28/4 – Dia da Educação, de campanhas com ações focadas na promoção da Cultura de Paz nas escolas.


Por fim, queremos agradecer a compreensão e colaboração de todos nesta situação. Juntos, podemos manter um ambiente escolar seguro e protegido, onde nossos estudantes possam aprender e se desenvolver em paz e segurança. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos estudantes, servidores, pais , responsáveis e usuários.

Ponte Nova, 14 de abril de 2023

Direção Geral do IFMG Ponte Nova
 

registrado em: