Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Carta de agradecimento e despedida do Diretor Leonardo de Paiva Barbosa

Carta de agradecimento e despedida do Diretor Leonardo de Paiva Barbosa

publicado: 11/10/2023 12h56, última modificação: 11/10/2023 12h56

Prezados(as) servidores, estudantes, colaboradores e comunidade acadêmica,

Venho comunicar minha despedida oficial da gestão administrativa como Diretor Geral do IFMG campus avançado Ponte Nova. Gostaria de agradecer a todos(as) colegas docentes, técnicos administrativos, alunos, ex- alunos, servidores de outros campi, da reitoria, de outras instituições, colaboradores, pais, responsáveis e parceiros que acreditaram no nosso trabalho, corroboraram com nossas ações, apoiaram e defenderam os ideais de uma instituição pública, gratuita, com educação de excelência. Foram muitas ações que interferiram nas percepções educacionais locais, transformaram a vida de muitas famílias, confirmaram que é possível quando se tem compromisso e confiança no que se acredita.

Deixamos como legado vários ambientes adequadamente reformados ou construídos, tecnologicamente equipados, conectando o ensino com a pesquisa, extensão e a inovação. Idealizamos um local onde a história, a cultura e o meio ambiente fossem cenários para um aprendizado adequado e relevante. Estruturamos um quadro completo de servidores, oportunizando que vários pudessem se movimentar de outras cidades para Ponte Nova, podendo assim se dedicar aos seus familiares e a nossa comunidade. Promovemos a disponibilização de mais recursos na assistência estudantil, destacando a implantação do PNAE com disponibilização de alimentação saudável para nossos estudantes.

Lutamos para a ampliação de turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, abertura de cursos de formação inicial e continuada, abertura de um curso de graduação. Deixamos a instituição em posição de destaque entre os campi do IFMG, com a segunda melhor eficiência acadêmica (86,9%), além das 550 matrículas em cursos presenciais, uma relação de  alunos por professor de 26 e uma taxa de evasão 7,64%. Promovemos diversas ações de capacitação dos servidores, visando  melhorar os processos acadêmicos e administrativos, normatizações transparentes e com respeito à legislação.

Construímos pontes com a comunidade local, sendo destaque do IFMG nas ações de extensão, diminuindo o abismo histórico das instituições federais de ensino com a população. Protagonizamos encontros com outras instituições, destacando o fortalecimento dos campi avançados da rede federal e a conquista de espaço para apresentação de demandas e discussão frente ao CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e à SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica). Foram incontáveis histórias de sucesso dos nossos estudantes, muito aprendizado, muitos sorrisos e muitas amizades.

Pautamos nossa gestão com transparência, com princípios de governabilidade, respeitando sempre a legislação vigente e determinando o cumprimento das mesmas. Jamais confundimos autonomia com independência, promovendo princípios para uma gestão democrática e participativa, com respeito aos direitos e cumprimento dos deveres.

Após mais de oito anos como Diretor, termino essa jornada profissional de cabeça erguida e com um legado que muito me orgulha. Lutei por todos esses anos para a mudança de um sistema educacional ineficiente e excludente, com uma estrutura pautada em direitos com pouco comprometimento com deveres. E esse enfrentamento trouxe uma série de resultados, que apenas o tempo mostrará as consequências.

Agradeço especialmente aos colegas que participaram, em algum momento, da gestão do campus. Agradeço especialmente ao Gustavo Reis de Moraes, a Débora Pereira Martins, a Ana Karina Guimarães e ao André Mendes por me auxiliarem e participarem ativamente desse maravilhoso trabalho.

Obrigado a todos e todas por tanto. Valeu a pena!
registrado em: