Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq e MCTI lançam Chamada de Feiras de Ciências e Mostras Científicas

CNPq e MCTI lançam Chamada de Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Propostas podem ser encaminhadas até 16 de outubro de 2023.
publicado: 15/09/2023 09h23, última modificação: 15/09/2023 09h23

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) lançam chamada de apoio à realização de feiras e mostras científicas. A Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 receberá propostas até o dia 16 de outubro de 2023.

As propostas deverão estar enquadradas em uma das categorias descritas a seguir, de acordo com a natureza e o valor estimado no respectivo projeto:

Linha 1 – Abrangência Municipal:

a) Reúnam no mínimo 40 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de um só município ou do Distrito Federal;

b) Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude municipal, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

Linha 2 – Abrangência Estadual:

a) Reúnam no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado ou, no caso do Distrito Federal, de pelo menos 20% de suas escolas;

b) Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude estadual, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

Linha 3 – Abrangência Nacional:

a) Reúnam no mínimo 200 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos dez unidades da federação;

b) Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude nacional, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

A Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 tem como objetivo geral apoiar projetos de realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas no Brasil, como instrumentos de divulgação e popularização do conhecimento científico.

Desde 2010 o CNPq apoia a Chamada de Feiras e Mostras Científicas, a qual tem se mostrado uma estratégia de impacto positivo para a popularização da ciência, unindo professores e alunos na produção do conhecimento, no compartilhamento de informações e na incorporação de atitudes de investigação científica.

Parra mais informações acesse a Chamada aqui.

registrado em: