Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o professor Rafael Bastos, próximo reitor do IFMG
conteúdo

Notícias

Conheça o professor Rafael Bastos, próximo reitor do IFMG

Natural de Viçosa, o novo dirigente é docente do Campus Bambuí desde 2008, tendo sido eleito, por duas vezes, como diretor da unidade
publicado: 20/06/2023 13h54, última modificação: 20/06/2023 13h55

Rafael Bastos, docente e diretor-geral do Campus Bambuí, na região centro-oeste do estado, é o novo reitor eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A votação ocorreu virtualmente no último dia 14, envolvendo estudantes, professores e técnicos administrativos nos 18 campi da instituição e na Reitoria, em Belo Horizonte. O resultado final foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 19, pela Comissão Eleitoral Central. No total, foram contabilizados, para o cargo de reitor, 10.642 votos válidos. Também houve escolha dos diretores de todas as unidades acadêmicas.

Quatro docentes concorreram ao cargo de dirigente máximo da Instituição. O professor Rafael Bastos obteve 34,82% dos votos da comunidade acadêmica, ficando à frente dos professores Carlos Bernardes, de Formiga (24,88%), Solange Rodrigues (18,04%), de Ouro Preto, e Flávio Godinho (2,78%), também de Bambuí.

Natural de Viçosa, Rafael Bastos Teixeira, 40 anos, é docente da Rede Federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí - que, no mesmo ano, viria a se tornar campus do IFMG. Graduado em Zootecnia, é mestre e doutor na mesma área, tendo cursado, também, pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa. Especialista em Gestão Pública, foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015. 

"Assumo o cargo de reitor com entusiasmo e comprometimento, ciente da importância do IFMG na construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio do acesso democrático ao conhecimento e à educação pública, gratuita e de qualidade. Juntos, faremos a diferença e construiremos um futuro ainda mais promissor para nossa instituição e as pessoas que fazem parte dela", declara Rafael Bastos. O novo reitor assumirá, no segundo semestre de 2023, a gestão de uma instituição que conta com 17 mil alunos matriculados em 241 cursos. São mais de 2 mil servidores envolvidos em atividades acadêmicas e administrativas nos 18 campi, em cinco regiões de Minas, além da Reitoria, em Belo Horizonte, e do Polo de Inovação, em Formiga.

Diretores de campi

Nos campi, foram eleitos os seguintes diretores: Arcos - Niltom Vieira Junior, Bambuí - Humberto Carvalho, Betim - Reginaldo Ferreira, Congonhas - Robert Cruzoaldo, Conselheiro Lafaiete - João Victor Tereza, Formiga - Patrick de Oliveira, Governador Valadares - Tonimar Senra, Ibirité - Gustavo Pessoa, Ipatinga - Márcio Takeshi, Itabirito - Daniel Fonseca, Ouro Branco - Haroldo de Brito, Ouro Preto - Reginato Fernandes, Piumhi - Humberto Melo, Ponte Nova - Luciano Vilas Boas, Ribeirão das Neves - Maria das Graças de Oliveira, Sabará - Sabrina dos Santos, Santa Luzia - Wemerton Evangelista, São João Evangelista - Flávio Puff.

Os gestores eleitos assumirão o mandato de quatro anos (2023 a 2027). Até 3 de julho os resultados das eleições deverão ser homologados pelo Conselho Superior do IFMG. Em seguida, a documentação será apresentada ao Ministério da Educação, que marcará a posse do novo reitor. Este, por sua vez, dará posse aos diretores de campi.

registrado em: