Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONVITE – 20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

CONVITE – 20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Convidamos toda a comunidade escolar do IFMG – Campus Avançado de Ponte Nova a participar da exibição de alguns audiovisuais sobre as relações sociais e raciais no Brasil contemporâneo, seguida de comentários. Essa exibição acontece no Uaitec Ponte Nova (Rua Assad Zaidan, nº 165), a partir das 15h.
publicado: 22/11/2016 13h07, última modificação: 22/11/2016 13h07

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, oficialmente, desde 2011. A data marca o dia em que o líder Zumbi do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695. Trata-se de uma data simbólica, que rememora as circunstâncias às quais milhares de seres humanos foram submetidos na formação de nosso país – a escravidão, a abolição inconclusa e a permanência do racismo, que produziram no Brasil uma divisão social que ainda hoje nos separa.

Com o intuito de nos envolvermos em tais debates, realizaremos na próxima quarta-feira a exibição de alguns audiovisuais sobre as relações sociais e raciais no Brasil contemporâneo, seguida de comentários. Essa exibição acontece no Uaitec Ponte Nova (Rua Assad Zaidan, nº 165), a partir das 15h. Convidamos toda a comunidade escolar do IFMG – Campus Avançado de Ponte Nova a participar.

“Ainda não é prática comum associar o habitus social e nacional corrente de um país a sua ‘história’, como se diz, e especialmente ao processo de formação de Estado por que ele passou. Muitas pessoas parecem ter a opinião de que o que aconteceu nos séculos XII, XV ou XVIII é coisa do passado – ‘o que isso tem a ver comigo?’ Na verdade, porém, os problemas contemporâneos de um grupo são influenciados de maneira crucial por acontecimentos anteriores, por seu desenvolvimento imemorial” (ELIAS, Norbert. Os alemães: A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX)Consciencia Negra