Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretor do IFMG Ponte Nova participa da 125ª Reunião do CONIF
conteúdo

Notícias

Diretor do IFMG Ponte Nova participa da 125ª Reunião do CONIF

publicado: 11/08/2023 14h06, última modificação: 11/08/2023 14h06


O Diretor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova, professor Leonardo de Paiva Barbosa, foi convidado pela presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal, reitora Leopoldina Veras, para participar da 125ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que aconteceu entre os dias 7 e 10 de agosto de 2023.

A participação do professor Leonardo Paiva objetivou apresentar e defender no pleno do CONIF as solicitações de expansão e mudança de tipologia dos campi avançados da Rede Federal. O reitor do IFMG, reitor Kleber Gonçalves Glória, esteve presente na reunião, junto com o reitor eleito do IFMG, professor Rafael Bastos, onde reafirmaram o compromisso e representação da instituição junto à SETEC para atendimento das demandas dos campi avançados.

A participação na reunião promoveram as seguintes ações:

  • compromisso e defesa do CONIF junto à SETEC para ampliação e mudança de tipologia das 75 unidades avançadas.
  • publicação de duas portarias pela SETEC:
  1. divulgação dos critérios técnicos para mudança de tipologia dos campus avançados 20/13 para 40/26; e 
  2. divulgação da mudança de tipologia para 40/26 dos campi que apresentam os quesitos pré estabelecidos. Aproximadamente 35 campi avançados da Rede Federal apresentam potencial para transformar em campus 40/26. Além disso, na própria portaria deverá constar  paridade de cargos e funções (ampliar o número de CDs e FGs).



Essas mudanças acontecerão gradativamente, havendo um prazo de até 24 meses para que todas as unidades avançadas se adequem aos critérios de expansão. 
Os critérios foram definidos a partir de estudos prévios de grupos de trabalhos do CONIF.

Os principais critérios que serão adotados para mudança de tipologia são:

  1. Dominialidade.
  2. Número de matrículas de cursos com ofertas regulares e tendências de aumento dessas matrículas.
  3. Capacidade de infra estrutura educacional.
  4. Oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio.

 

Conforme apontado pelo Diretor Leonardo: "Durante a gestão, estivemos sempre comprometidos com a excelência educacional, organização administrativa e estrutural. Finalizamos nossa gestão com o sentimento de dever cumprido, informando à comunidade que o campus avançado Ponte Nova apresenta todos os quesitos técnicos para se transformar em campus 40/26 ainda este ano. Agradeço aos servidores e servidoras e à comunidade acadêmica que acreditaram no nosso trabalho, em especial a minha equipe gestora que confiou e se dedicou a esse trabalho. Foram anos de dedicação, sempre pautados no respeito, na eficiência e cuidado com a nossa comunidade. Desejamos que a próxima gestão tenha muito sucesso e que continue promovendo o crescimento do nosso campus com oferta de educação pública, gratuita e de excelência."

 

registrado em: