Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do campus Ponte Nova participam de Minicurso sobre Sala de Aula Invertida

publicado: 07/05/2018 17h41, última modificação: 07/05/2018 17h50

No dia 19 de abril de 2018, o IFMG Campus Avançado Ponte Nova recebeu a Professora Marcela Toledo Duarte, da Faculdade Dinâmica, para ministrar  um minicurso sobre  Sala de Aula Invertida para os docentes e a equipe pedagógica do instituto.

O objetivo da capacitação sobre a Sala de Aula Invertida era trazer ao conhecimento dos docentes mais uma opção de metodologia a ser utilizada em suas aulas. A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo.

A ideia é que após o aluno absorver o conteúdo através do meio virtual, ao chegar na sala de aula presencial ele estará ciente do assunto a ser desenvolvido, sendo o local ideal para dar início a interação professor-aluno sanando todas as dúvidas e construindo atividades em grupo, por exemplo. O ensino online vem mudando cada vez mais a forma como as pessoas se relacionam entre si em um ambiente de aprendizagem trazendo diversos benefícios para o aluno de cursos online.

Conforme apontado pela Pedagoga Débora Martins Artiaga, "é muito comum refletirmos sobre o impacto das tecnologias na educação, e as suas consequências, pois por muitos séculos nos apropriamos de um sistema educacional tradicional, que até então foi o nosso único. Tudo que era visto de forma linear, agora passa a ser compreendido de maneira virtual, interativa e dinâmica. Neste contexto, surgem a cada dia novas formas cada vez mais eficientes de se trabalhar o processo de ensino online e proporcionar ambientes, processos e estruturas mais adequadas para que o aluno percorra uma trilha de aprendizagem de forma engajada e motivadora. O conceito de sala de aula invertida reflete muito bem este aspecto."

O IFMG Campus Avançado Ponte Nova agradece a Profa. Marcela pelos ensinamentos e contribuições!

registrado em: