Notícias
Encerrado, no sábado (12/04), o Curso de Formação dos Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa
No último sábado (12/04) foi encerrada a etapa teórica do curso de formação dos Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A formação foi a primeira parte do Projeto Envelhecer nos Territórios, programa do Ministério de Direitos Humanos em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ponte Nova!
O curso foi ministrado pelo Prof. André Mendonça aos sábados, nos dias 22/03, 29/03, 05/04 e 12/04. Além do conteúdo ministrado pelo professor, o curso de formação contou com a contribuição de outras palestrantes que trabalharam diferentes temas relativos ao envelhecimento. No dia 29 de março, a Sra. Amélia Suriani, Assistente Social e Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, apresentou sua pesquisa intitulada "Impactos biopsicossociais em curadores de pacientes com enfermidades neurodegenerativas: um estudo na zona da mata mineira" e um relato sobre o livro que organizou e será lançado em breve: DOCE LEMBRANÇA - Além do Esquecimento. Uma das supervisoras, Cristina Caetano Aguiar, Mestre em Administração e pesquisadora sobre envelhecimento ativo e conselhos gestores, apresentou para os cursistas a palestra abordando o tema "Cidadania e Direitos da Pessoa Idosa: o papel dos conselhos gestores na promoção do envelhecimento ativo e saudável".
Já no dia 05 de abril, a Dra. Cristiane Dias, Advogada e Coordenadora do PROCON de Ponte Nova, palestrou abordando o tema " Superendividamento: aspectos sociais e jurídicos". Segundo a agente Stephanie Bráz: "o curso foi muito bom, não imaginava que o curso seria tão rico de informações".
O IFMG Ponte Nova agradece às prefeituras das cidades de Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos e Santa Cruz do Escalvado pela parceria e aos cursistas pela dedicação e comprometimento durante o curso.
A próxima etapa do projeto, que será realizada de maio/2025 a março/2026, prevê as visitas aos idosos das cidades contempladas. Nesta etapa, os cursistas receberão o suporte das supervisoras, que farão as orientações, o controle e darão apoio durante a realização das visitas; sendo elas Ana Karina Reis - supervisora de Diogo de Vasconcelos, Cristina Aguiar - supervisora de Barra Longa, Débora Brumano - supervisora de Santa Cruz do Escalvado, e Débora Martins - supervisora de Amparo do Serra.
Agora, estamos chegando nos territórios com o objetivo de promover o direito de envelhecer a todas as pessoas e garantir os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil, para através do programa, promover a criação e/ou o fortalecimento de arranjos institucionais que viabilizem a efetividade da política para a pessoa idosa nos territórios onde vivem!
Saiba Mais
Campus Ponte Nova realiza aula inaugural do Programa Envelhecer nos Territórios