Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG Ponte Nova vence IV Olimpíada de Inovação com robô para suinocultura

4ª edição da Olimpíada de Inovação destinou R$24 mil em prêmios para as equipes vencedoras. Cerimônia de premiação foi realizada virtualmente, na noite desta quarta-feira, 23 de novembro.
publicado: 25/11/2022 12h04, última modificação: 25/11/2022 15h56

Na quarta-feira, 23 de novembro, foi celebrada a final da IV Olimpíada de Inovação como parte da programação do Planeta IFMG 2022. A cerimônia, realizada virtualmente no canal IFMG Play, pode ser assistida no YouTube (clique aqui). O evento é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG e visa estimular o trabalho colaborativo, o desenvolvimento de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, assim como promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora.

A IV Olimpíada de Inovação - iniciada em março de 2022 - selecionou seis equipes para a etapa final e aportou R$4 mil para que os projetos desenvolvessem o Produto Mínimo Viável (MVP). As equipes selecionadas para a segunda fase foram: Dronáticos, Color Coffee, Geração Renovar, SoloFert, Plank e Agrotech. Todos tiveram a oportunidade de participar de uma série de capacitações relacionadas ao empreendedorismo e o desenvolvimento de produtos e negócios, com o objetivo de desenvolver habilidades como planejamento, disciplina, relações inter e intrapessoais e capacidade inventiva.

Cada equipe teve seis minutos para apresentar os produtos para os avaliadores Yaankha Bárbara, da Wylinka; Manoela Oliveira, da Superintendência de Inovação, Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Flávio Amaral, da +Inovação; Milene Freitas, da TecnoParq UFV e Neo Adventures; Cesar Santos, da ICL América do Sul e Rafael Tunes, do Sebrae.

Os vencedores

Utilizando ferramentas técnicas e o Laboratório de Inovação do campus, além de  conhecimentos sobre métodos ágeis, design thinking, lean startup e effectuation, a equipe Dronáticos, do IFMG Ponte Nova, formada por estudantes do 2º Ano Integrado de Informática, sagrou-se campeã da edição deste ano.

Equipe Dronáticos

A equipe é coordenada e orientada pelo Professor Edson Batista de Sena e composta pelos estudantes: Nicole Julia Barros Vasconcelos, Pedro Henrique Boseja, Ricardo Gomes Gloria, Thiago Henrique de Oliveira e Yasmin Goncalves de Oliveira, além de contar com a mentoria dos Professores: Cássia do Carmo Pires Fernandes na área de empreendedorismo, Claudio Moises Valiense de Andrade na área de hardware e robótica e Felippe Moreira Faêda na área de desenvolvimento de sistemas.

O projeto desenvolvido teve como foco principal o bem estar animal e ganho de produtividades em granjas de suinocultura. O produto final é composto por um robô autônomo, equipado com sensores de última geração, sendo capaz de coletar informações estratégicas dentro do ambiente da granja e disponibilizadas para os gestores em sistemas inteligentes.

O Prof. Edson ressalta que "esta ação é mais uma mostra de como o campus Ponte Nova vai de encontro com a sua missão institucional, que é prover soluções tecnológicas para o desenvolvimento regional, uma vez que a economia de todo Vale do Piranga depende fortemente da suinocultura, das granjas aos frigoríficos, dos consumidores aos exportadores... é incalculável a importância dessa atividade para toda essa região."

A equipe acredita que o sistema é capaz de contribuir para que as granjas consigam atender as legislações sanitárias e de bem estar animal, além de ganho de produtividade e melhoria da qualidade da carne, conforme amplamente já descrito na literatura científica e recomendado pelo Ministério da Agricultura e Emprapa.

O projeto foi financiado com recursos do NIT do IFMG, com a colaboração do Campus Ponte Nova e parceria da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga Coosuiponte - ASSUVAP, que cooperou de forma consistente para a validação e aprimoramento da solução desenvolvida.

A equipe foi premiada com o valor de R$15.000,00 e se prepara para a etapa de aprimoramento do produto e registro da patente junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.