Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova visitam a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

publicado: 05/10/2018 09h54, última modificação: 05/10/2018 09h54

No dia 26 de setembro de 2018, os alunos do segundo ano de informática foram à ALMG em visita técnica. O objetivo da visita era proporcionar aos estudantes o conhecimento do Processo Legislativo, bem como das atividades meio, que, por meio dos sistemas informatizados, dão suporte à atividade parlamentar.

O grupo do IFMG - Campus Avançado Ponte Nova foi recebido pela senhora Veruska Célia Gontijo Pereira, que o guiou pelos espaços da Casa. A visita iniciou-se no Hall das Bandeiras, onde foi apresentada uma explanação sobre o local e sua importância junto às manifestações de grupos organizados da sociedade. Ao final da visita, foi apresentado o plenário, onde ocorrem as reuniões dos deputados estaduais.

"A experiência foi extremamente positiva, uma vez que foi possível confrontar a teoria – aprendida em sala – com a realidade [...]", afirmou o professor Luciano Vilas Boas Espiridião, um dos organizadores da visita. O professor José Costa, também organizador da visita, afirma que "[...]experiências como essa inserem os estudantes em contextos muito importantes de nossa vida civil. Cada vez mais precisamos estimular os jovens a se preocuparem com questões sociais e políticas."

Abaixo, transcrevemos os relatos de alguns estudantes:

“A viagem ocorrida para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi de grande proveito para os alunos uma vez que nos permitiu entender o processo legislativo dentro do contexto da política brasileira. Isso é muito importante para a melhor participação do jovem na política.” Tainá Elvira Pereira Domingos, 2° ano Informática.

“A visita foi interessante do ponto de vista sociológico, já que adquirimos uma série de conhecimentos políticos, históricos, artísticos e culturais, que contribuem para a nossa consciência no contexto  político e social do País.“ Matheus Willian Araújo Alves e Carlos Henrique Cenachi Ferreira , 2° ano Informática.

“Além de conhecer toda a estrutura do prédio, durante a visita conhecemos também a história da Assembleia e toda a importância que a mesma tem para a sociedade democrática em que vivemos. A Assembleia também serve como meio para se estudar a história do Brasil. Nas paredes do prédio (na sala da exposição) há azulejos que retratam os períodos históricos de nosso país, desde a descoberta até os dias atuais.” Guilherme de Almeida Gariglio, 2° ano Informática.

(Fonte: Luciano Espiridião)

registrado em: