Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-secretário do MEC ministra Aula Inaugural do Campus Ponte Nova

Ex-secretário do MEC ministra Aula Inaugural do Campus Ponte Nova

Professor Luiz Cláudio Costa, que foi secretário executivo do Ministério da Educação e também reitor da UFV, falou sobre “Os Institutos Federais como vetores de desenvolvimento nacional - a importância do Campus Ponte Nova”. A aula foi transmitida pela internet no dia 01/02
publicado: 02/02/2022 17h23, última modificação: 02/02/2022 17h27
Gabinete Professor Luiz Cláudio Costa participou da aula inaugural do semestre, em transmissão pelo YouTube.

Realizada no dia 1º de fevereiro a aula inaugural do Campus Ponte Nova, através do canal oficial do Youtube. O evento contou com a participação do diretor-geral, Leonardo de Paiva Barbosa, da diretora de Ensino, Débora Pereira Martins, dos chefes de seções Gustavo Reis de Morais, André Mendes e dos ex-alunos Marcos Antônio Eleutério, Pandora de Almeida e Otávio Augusto. Além do convidado especial, que foi o professor e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, que abordou o tema “Os Institutos Federais como vetores de desenvolvimento nacional - a importância do Instituto Federal de Ponte Nova”.

Com intuito de apresentar e contar a história do campus e compartilhar experiências, a aula propôs um diálogo com os estudantes que nesta semana terão aulas presenciais - inclusive os alunos que ingressaram em 2020 e 2021, que estiveram nos últimos dois anos sob o ensino remoto. Durante a aula, o professor André Mendes ressaltou o sentimento em relação ao retorno presencial. “Com toda certeza estamos ansiosos pela retomada de nossas atividades presenciais e das nossas interações”, conta ele.

Além dos professores, os ex-alunos Marcos, Pandora e Otávio Augusto compartilharam suas experiências e trajetórias após a passagem pelo IFMG. Entre os depoimentos, os ex-alunos destacaram a importância da instituição, devido principalmente às oportunidades em ensino, extensão e pesquisa.

Já em relação ao tema da aula, o professor Luiz Cláudio, que foi Secretário Executivo do Ministério da Educação entre 2014 e 2016, discutiu sobre o desenvolvimento nacional a partir da educação proporcionado pelos institutos federais, além de fazer abordagens sobre ensino, desigualdade, desafios e avanços na área da educação. O professor deixou ainda um recado aos estudantes: “Interajam, pensem, sonhem, planejem, discutam com colegas e professores, provoquem positivamente professores e façam discussões que vão além das disciplinas”.

Assista à aula inaugural completa:

Fonte: Reitoria IFMG