Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG instala sinalização interna com informações em braile em todos os seus campi

publicado: 22/12/2021 16h44, última modificação: 22/12/2021 16h44

Estudantes e servidores do IFMG que retornam às atividades presenciais têm encontrado, entre as novidades, um ambiente recém-sinalizado e mais acessível. Após projeto piloto realizado em 2020 no Campus Conselheiro Lafaiete, o Instituto implantou, em 2021, a sinalização interna acessível nas suas unidades, instalando placas indicativas sobre a localização dos espaços, identificação de salas, orientações de trânsito interno, acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida e para deficientes visuais, entre outras.

Foram meses de estudos, que resultaram em um manual de sinalização capaz de atender a toda a Instituição, contribuindo para fixar a imagem e melhorar rotinas internas. Servidores especializados em Arquitetura, Comunicação, Engenharia, além de integrantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) prestaram sua contribuição. “Estudamos métodos, materiais mais adequados, processos de fabricação e demais componentes que envolvem a comunicação visual”, recorda o diagramador Kendson Alves, responsável pelo desenvolvimento das artes.

Ao longo de 2021, uma equipe multissetorial da Reitoria – com integrantes da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap) e da Diretoria de Comunicação – visitou os campi, com a empresa contratada, a fim de ajustar o levantamento de informações para a confecção das placas. Para a assessora de Administração e Planejamento, Isabela Stiegert, a execução do projeto é um grande passo para a acessibilidade, em todos os sentidos. “Trata-se de uma comunicação inclusiva, que facilita o acesso, os fluxos e o entendimento do espaço por todos os usuários e  comunidade externa”, destaca.

registrado em: