Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança concurso de contos com temática LGBTQIA+

IFMG lança concurso de contos com temática LGBTQIA+

Pró-reitoria de Ensino vai promover, pela primeira vez, o “Orgulhe-se!”, concurso literário com temática LGBTQIA+. Inscrições são gratuitas e estão abertas até 29/07. Estudantes e servidores podem participar.
publicado: 07/07/2022 10h49, última modificação: 15/07/2022 11h47

O IFMG vai promover,  pela primeira vez, o “Orgulhe-se!”, concurso de contos com temática LGBTQIA+. Em uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino, o projeto tem como objetivo estimular a inclusão, acolhida e o respeito à diversidade, bem como evidenciar o debate sobre o preconceito e a luta da população LGBTQIA+ através das produções literárias.

O lançamento do concurso foi realizado nesta quarta-feira, 29 de junho, durante evento no auditório do Campus Betim. Na ocasião, participaram o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, o diretor de Planejamento Educacional, Mário Alvarenga, e o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço. O concurso premiará os cinco melhores contos e resultará no lançamento de um livro digital. Segundo o professor Carlos Bento, a ação amplia as ações de inclusão, além de promover as abordagens positivas a respeito da diversidade sexual e de gênero no IFMG através da escrita.

Esta ação é mais uma dentro de várias atividades promovidas no mês de junho, quando se comemora o orgulho LGBTQIA +. No IFMG, por meio dos grêmios estudantis, dos coletivos de diversidade e  dos centros acadêmicos, diversos momentos em alusão à importância da discussão desta temática ocorreram, como uma palestra sobre “História de pessoas LGBTQIA+ no esporte”, organizada pelos Coletivos “Cores” e “Neges”, no dia 28 de junho, no Campus Bambuí. E também o evento “Quebrando o tabu: gênero e sexualidade, qual a diferença”, promovido pelo Grêmio Nossa Voz 3.0, do Campus Betim, no dia 29, na mesma ocasião do lançamento do concurso de contos.

De acordo com Paulo Lourenço, em reunião com representantes estudantis que participam dos coletivos LGBTQIA+ do IFMG, outras ações estão sendo planejadas para serem desenvolvidas entre os meses de julho e agosto.

Sobre o concurso de contos

O “Orgulhe-se!” vai selecionar e premiar cinco obras, que serão publicadas em uma coletânea digital, no formato e-book, juntamente com outras obras que se inscreverem e não se classificarem entre as cinco primeiras. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de julho. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso do IFMG e também os servidores da instituição.

Inscrição

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário eletrônico, declarando que a obra submetida é original e inédita, além de concordar com os termos do regulamento e a cessão de direitos de publicação. O escritor também deve anexar o conto inédito.

Conforme o edital 49/2022, o conto deverá ser apresentado seguindo a seguinte formatação: formato A4; fonte arial, tamanho 12, margens de três centímetros; limite de até cinco páginas, contando com título obrigatório. Não deverá conter nenhum tipo de identificação de autoria e deverá ser enviado obrigatoriamente com o número do CPF do autor ou autores. A história deve conter menção ao IFMG e possuir abordagens positivas a respeito de pessoas LGBTQIA+.

Premiação

Além da publicação em formato e-book, os vencedores receberão as seguintes premiações:

Classificações

Prêmios

Categoria Estudantes

5 melhores

Livros Heartstopper

Categoria Servidores

5 melhores

Menção Honrosa

Os autores da obras classificadas para publicação deverão ceder ao IFMG o direito de explorar, sem fins comerciais, a imagem e conteúdo dos contos publicados, além de autorizar a divulgação em meios necessários cabíveis ao concurso, bem como a publicação digital no site em formato PDF para download gratuito.

Os esclarecimentos referentes ao concurso deverão ser solicitados pelo e-mail: assistencia.estudantil@ifmg.edu.br

Saiba mais no Edital 49/2022

Acesse o formulário de inscrição

registrado em: