Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oficializa adesão ao programa Pé-de-meia

IFMG oficializa adesão ao programa Pé-de-meia

Terão direito ao benefício alunas e alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, que tenham entre 14 e 24 anos, frequência mínima de 80% nas aulas e que sejam aprovados ao final do ano letivo
publicado: 21/02/2024 14h40, última modificação: 21/02/2024 14h40

O reitor do IFMG, Rafael Bastos, assinou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a adesão do Instituto ao programa Pé-de-meia, do Governo Federal. Anunciada no final de janeiro, a iniciativa visa conceder auxílio financeiro a estudantes do ensino médio da rede pública, inscritos no CadÚnico

Terão direito ao benefício alunas e alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, com idade entre 14 e 24 anos, frequência mínima de 80% nas aulas e que sejam aprovados ao final do ano letivo. A prioridade do governo, a princípio, é atender aos beneficiários do programa Bolsa Família.

"O objetivo principal do programa é a permanência e êxito de nossos estudantes, assim, a frequência mínima de 80% é condição que será apurada mensalmente para o pagamento das parcelas do benefício".
Mário Alvarenga

O estudante não precisa fazer qualquer tipo de cadastro neste momento. As informações serão repassadas pela instituição diretamente ao MEC (Ministério da Educação). É no Ministério onde serão cruzadas as informações e decidido sobre quem tem direito ao benefício. Esses dados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, responsável pela criação e gestão das contas bancárias. Porém, a Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Proen) alerta os discentes que estejam dentro do perfil do programa a se registrarem no CadÚnico, pois é condição necessária para receber os benefícios.

“Chamamos a atenção também dos docentes para a necessidade manter os lançamentos de frequência sempre atualizados nos diários de classe, pois o objetivo principal do programa é a permanência e êxito de nossos estudantes, assim, a frequência mínima de 80% é condição que será apurada mensalmente para o pagamento das parcelas do benefício", destaca o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Mário Alvarenga

A Proen informa, ainda, que os estudantes beneficiados com outros tipos de auxílio ou bolsas também podem receber o Pé-de-Meia. “O aluno contemplado pelo programa continuará recebendo outros auxílios aos quais tenha direito e pode se inscrever em outros programas que ofereçam benefícios ou bolsas de ensino, pesquisa ou extensão”, detalha a diretora de Assuntos Estudantis, Cristiane Diniz.

Valores

O estudante selecionado pelo programa receberá nove parcelas de R$200,00 ao longo do ano, acrescido de mais R$1.000,00 ao final do período letivo, caso seja aprovado. Aqueles que se inscreverem no Enem receberão, ainda, uma parcela extra de R$200,00.  A previsão é que os pagamentos sejam depositados na conta dos estudantes a partir do final de abril.

Clique para acessar a página do "Pé-de-meia"

registrado em: