Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG passa a contar com Repositório Institucional
conteúdo

Notícias

IFMG passa a contar com Repositório Institucional

Plataforma irá disponibilizar a produção técnico-científica do Instituto, dividida em quatro categorias: Trabalhos acadêmicos, Produtos técnicos, tecnológicos e educacionais, Produções científicas e Livros. Lançamento ocorre durante o Planeta IFMG, no dia 22 de agosto
publicado: 21/08/2023 10h31, última modificação: 21/08/2023 10h31

Com o objetivo de reunir, armazenar, preservar e disseminar as produções técnico-científicas produzidas no Instituto, o Repositório Institucional do IFMG será lançado, oficialmente, no dia 22 de agosto, às 13h30, como uma das atividades do Planeta IFMG. A função dessa plataforma é organizar a produção técnico-científica da instituição para estimular a circulação do conhecimento, fortalecer o livre acesso à informação científica entre os campi e potencializar o acesso dessas produções no contexto nacional e internacional.

Live de lançamento do Repositório Institucional do IFMG
Dia 22 de agosto, às 13h30
Com Mário Luiz Viana Alvarenga - diretor de Planejamento Educacional / Pró-Reitoria - IFMG; 
Rejane Valéria Santos - coordenadora da Rede de Bibliotecas e da implantação do Repositório Institucional - IFMG
Tiago Ferreira - especialista em implantação do Repositório Institucional - D-space.
Inscreva-se aqui

O Repositório foi aprovado durante reunião do Conselho Superior, em maio, e está abrigado na plataforma “DSpace”.  Na página o usuário encontrará toda a produção intelectual do IFMG dividida em quatro categorias:  "Trabalhos Acadêmicos", "Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais", "Produções Científicas" e "Livros". Dentro de cada um desses tópicos há ainda várias outras subdivisões para facilitar o acesso ao conteúdo desejado. A plataforma permite fazer buscas por “Campus” "Data de publicação", "Autor", "Título", "Assunto", "Orientador", "Programas e Cursos" e "Tipo de documento".

Rejane dos Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG explicou que o repositório foi construído com o apoio dos bibliotecários, após intensa análise da documentação produzida pela instituição, para que todos os campi sejam representados. “Na plataforma temos todos os cursos de graduação, as pós-graduações, além dos trabalhos produzidos pelos docentes e comunidade acadêmica. Todos encontrarão seu espaço de divulgação dentro do repositório”, explicou.

A plataforma é de autodepósito, ou seja, a própria comunidade acadêmica poderá inserir seus trabalhos após preencher um termo de responsabilidade a respeito das informações publicadas. “Como estamos divulgando esses conteúdos em âmbito mundial, precisamos ter cuidado no respeito aos direitos autorais”, complementou Rejane. Ela esclareceu também que as publicações anteriores ao lançamento do repositório permanecem com as bibliotecas, mas podem ser publicadas na plataforma pelos autores. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato pelo e-mail: repositorio@ifmg.edu.br.

ACESSE O REPOSITÓRIO DO IFMG

registrado em: