Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG PN promove o ato “Abraço pela Educação” em defesa dos Institutos Federais

IFMG PN promove o ato “Abraço pela Educação” em defesa dos Institutos Federais

publicado: 14/05/2019 14h07, última modificação: 22/05/2019 11h27

Servidores, colaboradores, estudantes do IFMG Ponte Nova e representantes da sociedade civil  participaram, nesta segunda-feira (13), do ato “Abraço pela Educação”, em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários, anunciado pelo Ministério da Educação.

Durante a manifestação, foi lida a nota oficial divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif), que pode ser acessada clicando aquiA manifestação integra uma série de atos que estão sendo realizados em todo o Brasil, ao longo desta semana.

O bloqueio realizado compromete a continuidade do funcionamento da instituição, que possui cerca de 17 mil estudantes, matriculados em 192 cursos, espalhados em 18 cidades de Minas Gerais. O contingenciamento é de R$ 20,6 milhões, que representa 32% do orçamento 2019. Se a situação não for revertida, a instituição terá que suspender ações de ensino, pesquisa e extensão, além de não ter condições de honrar seus compromissos e cumprir contratos com fornecedores. Serviços básicos como limpeza, vigilância e manutenção dependem dos recursos bloqueados.

Presente em cinco regiões do estado, o IFMG atende direta e indiretamente cerca de 2,5 milhões. Está presente na periferia de grandes cidades, como as da região metropolitana de Belo Horizonte, e também no interior, como em municípios de pequeno e médio porte. Outras informações sobre a situação orçamentária e as consequências do bloqueio de recursos estão disponíveis nessa página (clique para acessar).

registrado em: