Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG PN realiza o I Festival Cultural do instituto

IFMG PN realiza o I Festival Cultural do instituto

publicado: 19/06/2019 14h10, última modificação: 19/06/2019 14h10
"Este ano aconteceu o I Festival Cultural do IFMG. Ideia inicial do diretor Leonardo de Paiva Barbosa que me procurou para, junto a ele e toda a equipe do IFMG Campus Ponte Nova, realizar o evento. O campus em Ponte Nova é novo e vem fazendo história a nível escalar em comparação aos outros campi. Realizar um festival, totalmente livre para apresentações e de recursos para realizá-lo não é uma tarefa fácil, ainda mais com o cenário político-social que se encontra o país. A cidade de Ponte Nova é muito carente de atividades culturais com alta relevância, até para a própria comunidade. O festival veio na hora certa para sacudir a região e mostrar que existem ótimos artistas, com excelência e qualidade. Espero que nós próximos anos o evento continue com vigor e a crescer mais e mais. Como dizia Ferreira Gullar, 'A arte existe porque a vida não basta', e não basta. A promoção de cultura é um complicado de educação e emoção, sendo assim enriquecedor a alma e ao ser! Agradeço a toda equipe do IFMG que me deu base e confiança para efetivar o I Festival Cultural do IFMG." Depoimento do estudante Jáder Loures de Brito.

Nos dias 10, 12 e 14 de junho de 2019 foi realizado o primeiro Festival Cultural do IFMG Campus Avançado Ponte Nova.

O evento contou com a presença da comunidade interna e externa.

A programação do festival englobava diversas atividades artísticas, incluindo apresentação musical, teatral, show de talentos e oficinas relacionadas a literatura local e nacional.

Festival Cultural5

Confira o que rolou no festival:
- apresentações musicais: Gabrielly Gomes, Kézia e Yasmim, grupo de espanhol, Emmanuel, Felipe Cândido e Lílian, Jáder e banda, Isabela Lopes, Tainá (estudantes do IFMG Ponte Nova), e, Costa Melo (artista ponte-novense).
- apresentação do Monólogo "Nada contra" do artista Lucas Lacerda.
- lançamento da 4ª edição do "Livro Jovens Para Sempre" do autor ponte-novense Luciano Sheikk.
- Stand up Comedy com o estudante Luis Antônio de Oliveira.
- apresentação de Capoeira.
- apresentação de grupo de dança Zimbábue.
- declamação de poesia com os estudantes do IFMG, Pablo Augusto e Ivo, e do estudante de Pedagogia, Gleidson Roberto da Silva.
- exposição de livros da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (Alepon).
- exibição de filme: Cine IFMG.

Para o Diretor Geral, Leonardo de Paiva Barbosa, "
A proposta do festival cultural foi de oportunizar um momento de apreciação de diversas expressões artísticas, desde o cinema à música, manifestada em um cenário histórico. Promover o encontro entre diferentes gerações, com a participação de discentes, docentes, técnicos administrativos, pais, comunidade externa, fortalece as relações afetivas entre as pessoas, valoriza a manifestação de expressões culturais e oportuniza a reflexão e conhecimento das artes. O festival possibilitou que a arte fluísse pelos trilhos da história e fosse conduzida pelos vagões do conhecimento. O campus foi a plataforma de encontro para boas histórias, muitos abraços, diversos sorrisos e lágimas. Essa foi mais uma ação visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica do campus e da população da cidade".

Festival Cultural       Festival Cultural 1

Festival Cultural2      Festival Cultural4

Fotos: Rhuan Keller Fotografias

Confira mais fotos do evento na nossa página do facebook clicando aqui.

registrado em: