Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial 2: Greve dos servidores do Campus Ponte Nova e Suspensão do Calendário Acadêmico

publicado: 02/05/2024 16h07, última modificação: 15/05/2024 12h56

Em conferência virtual realizada em 02 de maio de 2024, o Conselho Acadêmico do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, sob a presidência do Diretor Geral, Luciano Vilas Boas Espiridião, e participação de todos os conselheiros representantes do segmento técnico administrativo, dos docentes, dos estudantes e da gestão, deliberou, por unanimidade, a suspensão dos Calendários Acadêmicos a partir de hoje (02/05/2024). Dessa forma, as atividades administrativas e acadêmicas do campus ficam paralisadas por tempo indeterminado (Resolução 01/2024). Os serviços considerados essenciais/inadiáveis, serão mantidos. Os casos não previstos e/ou excepcionalidades serão acordados com o comando local de greve. Todas as atividades impactadas serão restabelecidas em momento oportuno.

A medida em questão é motivada pela adesão de servidores técnico-administrativos e docentes à greve, iniciada oficialmente no dia 09 de abril de 2024, aprovado em assembleia geral do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). O Comando Local de Greve já está estabelecido em nosso campus e fica responsável por conduzir as atividades relacionadas à greve. Serão realizadas reuniões periódicas com o objetivo de analisar a conjuntura e o andamento da paralisação.

Solicitamos aos estudantes, pais/responsáveis e servidores que acompanhem as informações pelos canais oficiais do campus e que colaborem mutuamente neste momento crucial de reivindicação por melhores condições para a oferta do ensino público federal. A Direção está acompanhando de perto as ações e garantindo a continuidade dos serviços e atividades essenciais. Ainda, coloca-se aberta ao diálogo com todos, reconhecendo o direito constitucional dos servidores à greve e apoiando a valorização dos trabalhadores da educação, que é fundamental para aprimorar a qualidade do ensino público

Esperamos que as mesas de negociação avancem para que, o mais breve possível, possamos retornar à normalidade, atendendo com excelência a mais de um milhão e meio de estudantes presentes nos 661 campi dos Institutos Federais, em 578 municípios distribuídos entre todas as 27 unidades federadas do país.

Informamos ainda que as dúvidas, informações e sugestões de atividades a serem desenvolvidas durante a greve devem ser encaminhadas para o email do comando central: comandodegreveifmg@gmail.com.

Atualizações

Manteremos, nesta página, atualizadas as informações do Campus Ponte Nova sobre o andamento da greve.

Data Evento
14/05/2024 "Café com Greve", atividade organizada pelo Comando Geral de Greve e servidores e realizada no auditório do Campus com a presença de servidores, estudantes e pais/responsáveis.
15/05/2024 Publicação da carta aberta à comunidade escolar do IFMG Campus Avançado Ponte Nova.