Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pelo resgate de um dívida que ainda não conseguimos pagar
conteúdo

Notícias

Pelo resgate de um dívida que ainda não conseguimos pagar

Programação cultural, palestras, rodas de conversa e ações formativas fortalecem o debate e motivam a construção de novas histórias de crescimento entre negros dentro e fora do IFMG

publicado: 20/11/2020 12h01, última modificação: 20/11/2020 12h01

“Fui criada e educada por meus tios, tias e minha avó, pois minha mãe faleceu quando eu tinha quatro anos e só fui conhecer meu pai seis anos atrás. Minhas tias trabalharam por muito tempo em escola, duas como auxiliar em serviços gerais e outras duas como professoras – uma de português e outra da educação infantil. Assim, elas motivaram tanto a mim quanto aos meus primos a estudar”.

Esse é só um trecho do depoimento da servidora negra Giséle Aparecida Viana, do Campus Congonhas, que aos 16 anos trabalhou pelo rotativo de rua e como office-boy junto à guarda-mirim de Ponte Nova. Vários anos depois, após a graduação e o mestrado em instituições públicas, ela tornou-se técnica em Assuntos Educacionais do IFMG e atualmente é coordenadora pedagógica.

É para motivar a construção de muito mais histórias como essa e fomentar o debate sobre o tema que o Instituto comemora, por meio de eventos e discussões online, o Dia da Consciência Negra (confira abaixo). Além das ações promovidas pelas unidades, o grupo IF Negro, iniciativa multicampi constituída por servidores, também preparou um evento para os próximos dias.

Confira as programações e participe:

Betim: A V Semana da Consciência Negra do Campus Betim é aberta a toda comunidade, de forma gratuita. A programação inclui Oficina de Hip Hop, palestra sobre a luta contra o racismo, mitos africanos, encontro temático do Clube do Livro e apresentação de Slam. Acesse aqui

Congonhas - Na II Série de Encontros Reflexões sobre a Consciência Negra, vários projetos de extensão se unem para abordar o tema ao longo do mês. A programação conta com discussão baseada em filmes, literatura e música. Confira.

Governador Valadares - A Semana da Consciência Negra ocorre nos dias 18 e 20 de novembro, com duas rodas de conversa. A primeira traz representantes de coletivos da cidade relacionados a juventude negra; enquanto na segunda o debate será conduzido por servidores do campus que possuem trabalhos sobre o tema. Veja aqui.

Ipatinga: O campus se une ao Coletivo Aya Sankofa e ao IFPR - Campus União da Vitória para promover, durante todo o mês de novembro, II Novembro Negro, discutindo cultura e representatividade do povo negro. Leia mais.

Piumhi: A II Semana da Diversidade e da Consciência Negra , de 16 a 20 de novembro, debate aspectos relacionados a juventude negra, religião, discurso racista e resistência. Informe-se.

Ouro Preto: As atividades da Agenda de Enfrentamento da pandemia da Covid-19 do campus, no mês de novembro, estão voltadas para a temática das relações étnico-raciais, a exemplo da live "Teatro Experimental do Negro: construção identitária nas artes da presença". Também são realizadas lives com a participação de especialistas para debater a temas relacionados, como "A história da África e da diáspora: escravidão, liberdade e cidadania", além de atividades culturais.

São João Evangelista: O campus traz a roda de conversa Trajetórias acadêmicas dos Negros do IFMG: relatos de experiências, na qual estudantes e servidores negros do IFMG darão depoimentos sobre sua trajetória acadêmica como negro. O evento será realizado no dia 19, às 19h30. Participe.

IF Negro:
IFMG Presente: Trajetória e experiências de docentes negros no IFMG
Data: 26/11, às 19h
Local: IFMG Play

Palestra: Religião e Cultura Negra como forma de resistência
Data: 27/11, às 19h
Local: Youtube do IFMG Negro

Curso: Educação das Relações Étnico-Raciais
Data: 30/11 e 01/12, às 19h
Local: Youtube do IFMG Negro

registrado em: