Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quer fazer intercâmbio e de graça?

Quer fazer intercâmbio e de graça?

Podem participar aqueles nascidos entre 1º de setembro de 2006 e 1º de abril de 2009. O candidato deve estar cursando o ensino médio em 2024.
publicado: 12/12/2023 09h12, última modificação: 12/12/2023 09h12

Você tem o sonho de estudar fora do país e ainda com bolsa integral? O programa AFS Global STEM Academies está com inscrições abertas para estudantes de 15 a 17 anos e que desejam fazer intercâmbio em 2024. A iniciativa é financiada pela BP, empresa global de energia.

São 10 vagas disponíveis para os Estados Unidos, Egito, China e Índia. Os interessados têm até o dia 15 de janeiro de 2024 para se inscrever. O resultado será divulgado no dia 16 de fevereiro e os selecionados embarcam entre os meses de junho e agosto de 2024.

Requisitos para a inscrição

> Ter nascido entre 1º de setembro de 2006 e 1º de abril de 2009;
> Ser brasileiro;
> Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2024;
> Nunca ter tido uma reprovação;
> Nível de inglês intermediário;
> Demonstrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima);
> Ter motivação correta do que o programa oferece: vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
> Ter autorização e apoio da família;
> Ter acesso a computador, smartphone ou outro dispositivo digital, com webcam e microfone integrados, para acessar o conteúdo do programa virtual e participar das sessões de diálogos.

Clique Aqui | Inscreva-se para o intercâmbio

Sobre o programa AFS

É a mais antiga organização de intercâmbio para jovens do mundo, combinando aprendizado digital (três meses) e presencial (quatro semanas). A ideia é que os estudantes enriqueçam seus conhecimentos de sustentabilidade e habilidades STEM (ciências, química, física e matemática) por meio de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas. Incluem-se aí resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social. Todo o conteúdo é desenvolvido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA).

A parte virtual do programa culmina com projetos de impacto social liderados por alunos e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo os tópicos de mudança climática e transição energética. “Durante 12 semanas, os estudantes vão participar de reuniões ao vivo, quando terão a oportunidade de conhecer todos os intercambistas”, diz Luana Rebouças, consultora de Alianças do AFS.

Depois, os bolsistas viajam para um dos quatro países em uma experiência imersiva de um mês. Eles vão fazer serviços comunitários, visitar operações locais inovadoras e focadas em sustentabilidade para ver em primeira mão como empresas e organizações estão usando as habilidades STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno do meio ambiente.

No final, os estudantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia. O programa reunirá alunos da Austrália, Azerbaijão, Brasil, China, Egito, Alemanha, Hungria, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Holanda, Cingapura, África do Sul, Trinidad e Tobago, Reino Unido e EUA.

Fonte: Mombak Comunicação Estratégica

registrado em: