Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reditec 2023: Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos

Reditec 2023: Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos

Diretor Luciano Vilas Boas Espiridião participa da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica 2023 em Natal/RN
publicado: 14/11/2023 09h41, última modificação: 14/11/2023 09h59

O que é a Reditec?

A Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, conhecida como Reditec, é um evento de grande importância no cenário educacional brasileiro. Realizada anualmente, a Reditec reúne gestores, educadores e profissionais do segmento para discutir políticas, estratégias e desafios enfrentados pelas instituições de ensino profissional e tecnológico no país. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar práticas de gestão e pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento das instituições.

Reditec 2023

A 47ª Reditec (Reditec 2023) aconteceu de 6 a 9 de novembro de 2023, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. Neste ano, o evento foi organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o objetivo é integrar os gestores da Rede, fortalecendo as ações da educação profissional, científica e tecnológica no país.

A Reditec chega a Natal, Rio Grande do Norte, marcando um novo começo para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O tema do evento, "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos", reflete a busca por superar desafios, como a pandemia, restrições orçamentárias e desvalorização da educação. Inspirados pela metáfora do farol, que representa a união e o trabalho dos pescadores, a rede de pesca é vista como símbolo da colaboração necessária para enfrentar os desafios. A analogia da embarcação destaca a importância de examinar a Rede existente, identificar nós e espaços disponíveis, enquanto as cores da identidade visual representam movimentos culturais típicos do Rio Grande do Norte, promovendo cor, alegria e afeto na jornada educacional.

IFMG na Reditec 2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) destaca-se como uma instituição comprometida com a excelência no ensino profissional e tecnológico. Sua participação ativa na Reditec 2023 é uma expressão desse compromisso, contribuindo para o debate e a construção de soluções inovadoras. A presença do IFMG no evento reforça sua posição como referência na formação de profissionais qualificados para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.

IFMG Campus Ponte Nova na Reditec 2023

O Campus Ponte Nova marcou presença neste evento significativo, contribuindo ativamente para discussões relevantes. Um destaque especial para o nosso campus foi a reunião dos dirigentes dos campi avançados de toda a Rede, totalizando 75 campi em todo o país. Na Reditec deste ano, esses dirigentes discutiram a consolidação de seus respectivos campi. A participação decisiva dos dirigentes foi evidenciada durante a reunião, onde conseguiram agendar uma audiência com o secretário da SETEC em Brasília, no dia 14/11/2023. Nessa audiência, abordarão os critérios técnicos necessários para a consolidação desses campi, incluindo a mudança de tipologia.

A Reditec é mais do que um evento anual; é um espaço de convergência e fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. Com a participação do IFMG, e especificamente do Campus Ponte Nova, a instituição reafirma seu compromisso com a inovação educacional e a formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios dinâmicos da sociedade contemporânea. A Reditec 2023 representa uma oportunidade única para a construção de estratégias coletivas que impulsionem a qualidade e a relevância do ensino profissional e tecnológico no país.

Mais informações sobre a Reditec 2023: https://2023.reditec.org.br

registrado em: