Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Somando conhecimentos: Olimpíada de Matemática reúne estudantes da rede federal

Somando conhecimentos: Olimpíada de Matemática reúne estudantes da rede federal

Quarta edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) será on-line e contará com atividades formativas e culturais. Inscrições estão abertas.

publicado: 21/06/2021 10h02, última modificação: 21/06/2021 10h04

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) acaba de lançar a quarta edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais - IV OMIF. Assim como ocorreu em 2020, a competição - que originalmente  era um momento de encontro entre estudantes e professores da Rede Federal - foi adaptada para o ensino remoto, em função da pandemia. Serão duas fases: a primeira será uma prova on-line; a segunda contará com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, por meio de plataformas como Youtube e Meet.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados, na data da prova, no ensino técnico integrado ao Ensino Médio ou no ensino técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) das instituições da Rede Federal. As inscrições vão até 21 de julho e devem ser feitas, unicamente, por um servidor do campus que ficará responsável pela olimpíada, chamado coordenador local da OMIF.

A fase de provas on-line será realizada em 19 de setembro, enquanto o encontro com atividades formativas e culturais ocorre de 22 a 24 de outubro, ocasião em que será divulgado o resultado da competição.

Acessível - Nesta edição, os organizadores da OMIF fizeram adaptação das provas para os estudantes com deficiência ou com necessidades específicas, além de incluir esse público Inclusão nas regras para premiação. Houve, ainda, desenvolvimento de materiais de divulgação com acessibilidade. Outras novidades foram a criação da revista OMIF, a mudança no regulamento (confira) e a disponibilização de medalhas físicas para os estudantes premiados.

SAIBA MAIS: A OMIF é um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal. Nas edições presenciais, é realizada em duas fases: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus específico da Rede, definido no ano anterior.

Inscrições e mais informações no site oficial da OMIF.

Assista a live de lançamento da IV OMIF

registrado em: