Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Veja como foi a cerimônia de abertura do Encontro Esportivo do IFMG

Veja como foi a cerimônia de abertura do Encontro Esportivo do IFMG

Solenidade realizada pelo Campus Ouro Preto reuniu delegações de 14 campi e contou com a participação de vários dirigentes.
publicado: 02/12/2022 11h01, última modificação: 02/12/2022 11h01

Com a participação de cerca de 800 estudantes, o IFMG deu início, na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, à 12ª edição do Encontro Esportivo. Realizada no ginásio poliesportivo do Campus Ouro Preto, a cerimônia de abertura contou com a participação da delegação de 14 campi (Arcos, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista), do coletivo de docentes da área de Educação Física e também dos dirigentes da Reitoria e dos campi.

A solenidade foi presidida pelo reitor, Kléber Gonçalves Glória, e contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes; do pró-reitor de Ensino, Carlos Bento; do diretor-geral do Campus Ouro Preto e anfitrião do evento, Reginato Fernandes; do diretor de Cultura, Esporte e Relações Institucionais, Flávio Puff; do coordenador-geral das ações do Programa de Esporte e Lazer (Piel), Rodrigo de Oliveira; e da coordenadora local das ações do Piel, Ana Paula Barbosa.

Mestre de cerimônia do evento, a professora Laura Rocha apresentou a história do Encontro Esportivo, que é realizado desde 2009. “Tem por objetivo fomentar a prática do esporte com fins educativos, possibilitando a convivência com diferenças culturais, sociais e morais”, afirmou. Os encontros são realizados anualmente, com rodízio da sede entre os campi do IFMG. A última edição ocorreu virtualmente, devido à pandemia.

Após o pronunciamento das autoridades presentes, o estudante Ícaro Laguardia, do time de futsal do Campus Ouro Preto, prestou o juramento dos jogos, acompanhado pelas delegações. O encerramento da cerimônia ficou por conta do projeto de extensão do Campus Ouro Branco, “Bate Tambor”, que fez uma apresentação cultural.

Legado do 12º Encontro Esportivo

comu-op7.jpgNão foram esparsos os esforços para que o IFMG conseguisse realizar o Encontro Esportivo 2022 de forma presencial e fazendo uso de estrutura própria. O diretor de Cultura, Esporte e Relações Institucionais, Flávio Puff, explica que houve investimento na adequação e reforma de ambientes do parque esportivo do Campus Ouro Preto. "É importante que fique um legado, na infraestrutura, para os campi que recebem o Encontro Esportivo, pois sabemos do empenho local para sediar as competições e receber todas as delegações", comentou.

Em Ouro Preto, houve compra de bebedouros novos, reforma dos vestiários, organização da parte elétrica de iluminação dos ginásios e das quadras, além da aquisição do material esportivo. Os cerca de 800 participantes receberam bolsas e camisetas do evento.

Para o coordenador do Piel, Rodrigo Gomes, ainda há desafios e limitações impostas pela disponibilidade interna de infraestrutura para atender ao volume dos jogos. Mas a realização do evento se concretizou graças à atuação conjunta do coletivo de docentes de Educação Física, da Reitoria (por meio das Pró-reitorias de Extensão e de Ensino) e da gestão do Campus Ouro Preto.

Formação de lideranças estudantis

O diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço, destaca que a ocasião também serviu de oportunidade para promover a formação de lideranças estudantis. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Proen promoveu atividades sobre o tema, com a presença de representantes de todos os campi participantes do Encontro Esportivo.

Foram realizadas as seguintes oficinas: “As representações estudantis e o espaço educacional: quais os espaços existentes no IFMG para a participação dos estudantes?”; “Qual o papel das lideranças estudantis na propagação dos valores e objetivos estratégicos do IFMG”; “A formação de coletivos como estratégia da garantia do pleno desenvolvimento humano dos estudantes no espaço escolar”; e “As estratégias de comunicação, mobilização e organização de lideranças estudantis”.

O 12º Encontro Esportivo segue com competições em nove modalidades esportivas. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, 2 de dezembro.

Veja o álbum de fotos da cerimônia de abertura

Leia mais: Encontro Esportivo 2022 volta ao formato presencial

registrado em: