Você está aqui: Página Inicial > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

por comunicação — publicado 07/06/2017 16h24, última modificação 13/05/2019 09h50

Quais são os cursos oferecidos pelo IFMG no 2º semestre de 2019?

 

Resposta: No segundo semestre, o IFMG ofertará cursos de graduação e cursos técnicos subsequente e concomitantes.
Para maiores informações sobre os cursos favor acessar os editais e a aba cursos.

 

Qual a diferença entre os cursos de: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?

 

Resposta: Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de Bacharel.

Licenciatura: curso superior  que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de Licenciado.

Tecnológico:  curso superior  de formação especializada  em áreas científicas e tecnológicas,  que confere ao diplomado competências para  atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas  por eixos tecnológicos, com o grau de Tecnólogo.

 

Qual a diferença entre técnico subsequente e técnico concomitante?

 

Resposta: O  curso  técnico  concomitante  é destinado a alunos que estejam matriculados no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio e desejem cursar o técnico simultaneamente.

O curso  técnico subsequente  é destinado a alunos  que possuam o Ensino Médio completo ou que irá concluir até a data da matrícula.

 

O IFMG possui vagas reservadas?

 

Resposta: Sim. Essa é uma resolução definida em lei. De acordo com a Lei 12711, de 29 de agosto de 2012, as Universidades Públicas Federais e Institutos Federais devem assegurar que 50% das vagas sejam destinados à alunos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escola públicas.

O percentual de vagas reservadas para alunos de escolas públicas é dividido em oito  modalidades. Estas distinguem os alunos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo,   candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e candidatos deficientes. Para saber mais sobre as vagas reservadas, leia os Editais do Processo Seletivo. Independentemente da modalidade, só poderão se inscrever na modalidade de reserva de vagas alunos que cursaram todo Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escola públicas.

 

Qual o valor da mensalidade para os estudantes do IFMG?

 

Resposta: O IFMG é uma instituição pública de ensino, e o estudante não paga mensalidade e nem a matrícula, pois todos os cursos são gratuitos.

 

Quais as formas de ingresso nos cursos do IFMG?

 

Dependendo da modalidade, o ingresso em cursos ofertados pelo IFMG ocorre:

a)      Pelo uso de Notas do Enem (graduação);

b)      Pela realização de provas escritas (técnico concomitante e técnico subsequente).

 

Qual o período de inscrição?

 

Resposta: O período de inscrição para participar do processo de ingresso no segundo semestre de 2019 vai do dia 06/05/19 até o dia 23/05/2019. Porém a solicitação de taxa de isenção é até 15/05/2019.   

 

Quando tento realizar minha inscrição, aparece uma mensagem informando que meu CPF já está cadastrado, o que devo fazer?

Resposta: CPF cadastrado significa que seus dados já estão inseridos em nosso sistema e não será necessário se cadastrar novamente.

 

Como posso alterar a minha senha de acesso?

 

Resposta: Para alteração de senha acesse a opção “recuperar senha” na central do candidato.


Não estou conseguindo realizar minha inscrição. O que devo fazer?

 

Resposta: Caso não consiga realizar sua inscrição, favor entrar em contato com o IFMG pelo e-mail vestibular2019@ifmg.edu.br, se for ouvinte, e pelo e-mail libras@ifmg.edu.br, se for surdo.

 

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até que dia?

 

Resposta: O último dia para o pagamento da inscrição será dia 24/05/2019. A inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo banco.

 

Existe devolução do valor da taxa de inscrição?

 

Resposta: Não. O valor da taxa de inscrição não poderá ser devolvido, mesmo tendo sido feito mais de um pagamento. A devolução somente poderá ser feita se houver o cancelamento ou anulação do Processo de Ingresso, por decisão do IFMG sozinho.

 

Não fiz o último ENEM. Posso participar do processo seletivo para cursos de graduação?

 

Resposta: Você pode participar do processo seletivo desde que tenha participado de pelo menos uma das três últimas edições do ENEM (2016, 2017, 2018), sem zerar nenhuma das provas.