Você está aqui: Página Inicial > Início > Evento e Objetivos
conteúdo

Evento e Objetivos

por bruno.castro publicado 06/06/2016 12h06, última modificação 29/06/2023 09h25

O Seminário de Iniciação Científica do IFMG tem por objetivo apresentar para as comunidades interna e externa os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da instituição em todos os campi do IFMG. Trata-se de um espaço privilegiado para a promoção de discussões em torno da indissociável relação entre ensino, pesquisa e extensão. O SIC reafirma o compromisso do IFMG com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, especialmente através do incentivo à pesquisa e do oferecimento de subsídios para a formação do aluno-pesquisador. Almejando proporcionar amplas formas de participação, o evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação dos trabalhos de iniciação científica. A programação também inclui espaços de convivência para viabilizar o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e alunos. Trata-se de um grande evento de pesquisa do IFMG, uma vez que congrega os trabalhos desenvolvidos nos diversos níveis, desde o ensino médio até a pós-graduação. Este é sem dúvida, o ambiente adequado para a discussão de ideias inovadoras, para o compartilhamento dos resultados das pesquisas e, ainda, o espaço para os jovens pesquisadores receberem o feedback de pesquisadores experientes que atuam na qualidade de avaliadores. 

O SIC está em sua 11ª edição. As edições anteriores aconteceram nas seguintes cidades: Ouro Preto, Formiga, São João Evangelista, Congonhas, Bambuí, Betim, Sabará e Ribeirão das Neves. Desde 2021 o SIC tem ocorrido de forma virtual. Durante o evento são selecionados os melhores trabalhos de Iniciação Científica, por área do conhecimento, que serão premiados.

O SIC revela o grau de envolvimento da comunidade acadêmica com a pesquisa e com os propósitos do IFMG para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. A publicação dos trabalhos em anais pretende ser um importante veículo de divulgação do que se faz em favor do nosso Estado e do desenvolvimento científico do país. Espera-se que, além de oferecer um registro para a história institucional, a publicação eletrônica possa auxiliar no intercâmbio entre pessoas e atividades, pelas informações que contém.