Você está aqui: Página Inicial > FMG Arcos busca apoio parlamentar suas demandas

FMG Arcos busca apoio parlamentar suas demandas

publicado: 03/07/2024 09h06, última modificação: 03/07/2024 09h10

A concretização dos objetivos do IFMG Campus Arcos, tal como o crescimento da unidade, a ampliação da estrutura e a oferta de novos cursos, exige articulação política. Nessa linha de atuação, o Diretor, Niltom Vieira, e o Coordenador de Desenvolvimento Institucional, Márcio Rezende, estiveram na Câmara dos Deputados em Brasília/DF no último dia 19 de junho. Durante a agenda com o Deputado Federal Reginaldo Lopes, vice-líder do governo, tratou-se especificamente de três pontos: 1) oferta do Curso de Bacharelado em Direito; 2) a mudança da tipologia do IFMG Arcos de avançado (20/13) para campus (40/26) e; 3) a solicitação de recursos extras para a finalização da quadra poliesportiva.

O Curso de Direito, aprovado pelo Conselho Superior e autorizado pelo Reitor Rafael Bastos, está aguardando despacho do MEC para conclusão do processo de oferta. O Decreto n. 9235/2017, no seu Art. 41, estabelece que mesmo as universidades e centros universitários, onde se incluem por analogia os Institutos Federais, dependem de autorização do Ministério da Educação (MEC) para a oferta dos cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.

Como resultado da discussão deste primeiro item da pauta, o Deputado Reginaldo Lopes assegurou que a finalização deste processo é um compromisso assumido com a comunidade arcoense e com a própria PUC Minas, que tem atuado proativamente na reversão dos prédios vizinhos do campus para o município que, em seguida, promete doá-los ao IFMG.

Como a expansão física está intimamente ligada à mudança de tipologia, no segundo item da pauta solicitou-se apoio para que a análise do processo de migração para o modelo 40/26 seja realizado com maior celeridade, vez que o IFMG Campus Arcos cumpriu todos os requisitos necessários. Cabe lembrar que no último mês de maio de 2024, ocorreu a doação efetiva e o registro da escritura dos prédios 1 e 2, que o campus usava sob empréstimo desde 2016.

Reunião com Dep. Reginaldo Lopes (Jun/2024)

Ao fim do encontro, Márcio Rezende compartilhou com o Dep. Reginaldo Lopes o status da nossa quadra poliesportiva e a demanda financeira para a conclusão deste projeto. A gestão obteve, como anteriormente noticiado, mais de R$ 1.100,00 (um milhão e cem mil) em recursos extraorçamentários. Porém, há uma última parcela com a construtora a ser quitada e todos os esforços da equipe estão em conseguir recursos extras para finalizar esta grande e importante obra para nossa comunidade sem comprometer orçamento próprio.

Nesse sentido, Márcio Rezende explica: “Nosso dinheiro é limitado, a constante busca por recursos extra permite otimizar o orçamento próprio, investir melhor nas nossas demandas e ampliar nossas ações visando a eficiência e zelo com o bem público”.

Niltom Vieira, durante sua estada em Brasília, reafirmou seu compromisso, neste próximo ciclo, de contribuir com a visibilidade do campus perante a comunidade, atuando fortemente na divulgação das ações, dos cursos e dos projetos desenvolvidos em nossa unidade.

“É importante destacar que cada gestão tem seu momento e sua importância. Passada a fase de criação e de estruturação inicial, é chegado o momento de sermos reconhecidos na sociedade. É esse conjunto de diferentes contribuições que nos faz crescer. Precisamos divulgar os nossos feitos e nos mantermos cada vez mais articulados politicamente, desde o nível municipal até o federal, para continuarmos avançando”, afirma o Diretor Niltom Vieira.

Educação & Resultados